SOS Rua faz acolhimento e distribuição de cobertores no Santa Eudóxia
Uma equipe do SOS Rua esteve na terça-feira, dia 17, e quarta-feira, dia 18, na linha férrea no Jardim Santa Eudóxia para atender a população em situação de rua. Foram distribuídos cem cobertores nos dois dias. A iniciativa faz parte da Operação Inverno.
Nossas equipes estão atentas a várias demandas e essa ação exemplifica a dedicação dos trabalhadores do SOS Rua”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Desde quarta-feira, dia 18, a Operação Inverno recebeu dois apoios adicionais: a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e o projeto “Há Esperança”. Com isso, a oferta de abrigo foi ampliada em 27%, de 220 para 280 vagas. Na noite de quarta-feira, dia 18, foram acolhidas 209 pessoas, o que representa 74,6% da capacidade total. Tanto a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe quanto o projeto “Há Esperança” dispõem de 30 vagas.
Campinas Aquece
A Prefeitura de Campinas tem desenvolvido diversas ações para o enfrentamento da onda de frio que atinge o município. Na quarta-feira, dia 18, ocorreu uma distribuição de cobertores na ocupação Santa Rita, localizada na região Noroeste da cidade, e na Vila Paula, na região Norte. Foram distribuídos ao todo 500 cobertores, 200 na ocupação Santa Rita e 300 na Vila Paula.
Intitulado de “Operação Campinas Aquece”, a ação tem provisão de 1,5 mil cobertores e será realizada em outras regiões da cidade, com o apoio da Coordenadoria Setorial de Proteção Social Básica.
Houve também, nos locais, distribuição de folhetos do Maio Laranja (https://bit.ly/maio_laranja), Mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma van do Cadastro Único acompanhou as equipes e ficou à disposição para eventual registro e atualização cadastral.
Operação Inverno
Desde 1º de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas lançou a Operação Inverno, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. A Operação Inverno se estende até o dia 30 de setembro.
A ação já realizou, até 15 de maio, 988 abordagens, distribuiu 1399 cobertores e fez 171 encaminhamentos para abrigos. O abrigo extra da Casa da Cidadania, ampliação anunciada em 5 de maio, que começou ofertando 40 vagas, abriga atualmente cerca de 80 pessoas. O dia de maior movimento até agora foi a quarta-feira (18 de maio), com 209 pessoas abrigadas.
Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, as encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas.
Desde a primeira semana do mês, reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento à população socialmente vulnerável. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e funciona, agora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h.
Campanha do Agasalho
No dia 13 de maio foi lançada a Campanha do Agasalho, reunindo mais de cem pontos de coleta. Um hotsite foi criado especificamente para a campanha: http://campinas.sp.gov.br/doeagasalho.
Este ano, o slogan da campanha é “Inverno Mais Quente com a Ajuda da Gente”. O propósito é a distribuição de roupas de inverno e cobertores à população socialmente vulnerável. A Campanha irá até o dia 30 de julho, podendo ser prorrogada em caso de necessidade.