Sinfônica de Campinas faz concerto de graça sob a regência de Ligia Amadio
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta no próximo sábado, 5 de novembro, às 18h, concerto na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Estaca Campinas sob a batuta da maestra Ligia Amadio. A entrada é gratuita e a acomodação é feita por ordem de chegada, sendo dispensada a retirada de ingressos para acesso ao local.
O concerto terá como solista o trombonista Wilson Dias. No programa, a Sonata em Ré, do campineiro Carlos Gomes, popularmente conhecida como “O Burrico de Pau”; a Suíte Holberg, do norueguês Edvard Grieg; a Valsa Triste, do filandês Jean Sibelius; e o Concertino para Trombone do compositor sueco Lars-Erik Larsson.
Sobre Ligia Amadio
Ligia Amadio é uma das mais destacadas maestras brasileiras da atualidade. Notabilizou-se internacionalmente por sua reconhecida exigência artística, seu carisma e suas vibrantes performances, sendo frequentemente convidada para atuar à frente das mais importantes orquestras, de norte a sul do país.
Bacharel em Música com habilitação em Regência e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi premiada no célebre Concurso Internacional de Tóquio (1997) e no II Concurso Latino-Americano para Regentes de Orquestra em Santiago, no Chile (1998), tendo recebido, em 2001, o prêmio “Melhor Regente do Ano” no Brasil, outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte.
Atuou como regente titular e diretora artística da Orquestra Sinfônica Nacional, entre 1996 e 2009, ocupou a função de regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina, de 2000 a 2003, e em 2009 foi diretora artística e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sendo laureada com a Medalha Carlos Gomes, concedida pela Câmara Municipal.
De agosto de 2009 a dezembro de 2011 atuou como regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), sendo indicada, em 2011, para o prêmio Carlos Gomes em duas categorias por seu trabalho à frente da instituição, e, em 2012, premiada na categoria “Regente”, “pelo trabalho com a Orquestra Sinfônica da USP”.
Entre 2010 e 2014 ocupou a direção titular e artística da Orquestra Filarmônica de Mendoza. Para todos esses cargos, Ligia Amadio foi eleita pelos integrantes das respectivas orquestras.
Em 2014, convidada para a direção titular da Orquestra Filarmônica de Bogotá, realizou uma temporada dedicada completamente à música do século XX, na qual regeu 42 concertos.
Sua discografia reúne 11 CDs e 5 DVDs: à frente da Sinfônica Nacional, da Sinfônica da Rádio e Televisão Eslovenas e da Sinfônica de Mendoza, na Argentina. Entre eles, destaca-se a realização da coleção Música Brasileira no Tempo.
Sobre Wilson Dias
Primeiro bacharel em eufônio no Brasil pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e pós-graduado em Performance e Pedagogia dos instrumentos de Metais e Regência Orquestral pela Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó, é Primeiro Trombone Solista na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas desde 1995, Regente associado e chefe de naipe dos metais da Orquestra Cristã Brasileira (OCB) e professor de Eufônio da Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo).
É frequentemente convidado a participar como docente em diversos cursos e festivais nacionais e internacionais, entre eles: Festival Trombonanza, em Santa Fé (Argentina); Peru LowBrass, em Lima e Festival de Metais em Arequipa (Peru); Festival de Metais em Guanajuato (México); Curso Internacional de Verão de Brasília; Festival Internacional de Música da Universidade Federal de Goiás; Festival Internacional de Metais da Unirio, entre outros. Tem se apresentado como solista frente a diversas instituições musicais no Brasil, Argentina e México e como músico convidado nas principais orquestras nacionais, como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Porto Alegre e Sinfônica do Paraná.
Como regente convidado, já esteve à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, da Banda Sinfônica de Sumaré, da Banda Sinfônica de Nova Odessa e da Banda Sinfônica da Academia da Força Aérea de Pirassununga.
Foi organizador dos Festivais Internacionais Carlos Gomes de Campinas nos anos de 2009, 2010 e 2012. É membro da Associação Brasileira de Trombonistas e da Associação de Eufônios e Tubas do Brasil. É regente da Orquestra Filarmônica Popular de Campinas e da Banda Musical Carlos Gomes de Campinas.
Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Dia e hora: 5 de novembro, 18h
Local: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Estaca Campinas
Av. Nestor Castanheira, 379 – Vila Discola, Campinas
Entrada gratuita