Sinfônica de Campinas é destaque no Jornal Nacional tocando virtualmente
Mesmo em quarentena, os músicos da Sinfônica de Campinas encontraram uma alternativa para mostrar o que fazem com maestria: tocar as pessoas. O resultado foi exibido com destaque na edição do Jornal Nacional, da Rede Globo, veiculado na última quarta-feira, 20 de maio.
Distantes de uma sala de concerto ou de um grande teatro, diretamente de suas casas, os artistas interpretaram a famosa abertura de “O Guarani” e homenagearam o compositor campineiro Carlos Gomes. Neste ano, são celebrados os 150 anos da estreia de uma das mais famosas óperas de todos os tempos.
O diferencial desse trabalho foi em relação à gravação sobreposta à versão original da abertura da ópera, de um concerto da Sinfônica, que teve a regência do maestro Victor Hugo Toro. Essa apresentação serviu de base para a criação.
A edição do vídeo levou 58 horas de trabalho e foi realizada pelo músico Walter Barthmann, que atuou como violoncelista da Sinfônica por 10 anos, entre as décadas de 1970 e 1980.
A reportagem do Jornal Nacional, em formato ampliado, também pode ser conferida na primeira edição do Jornal da EPTV desta quinta, 21 de maio.
Confira o vídeo original no Canal Cultura Abraça Campinas no endereço https://www.youtube.com/watch?v=H7NWrrb0IkQ