Connect with us

    Eventos

    Show “Nascente” faz novas apresentações gratuitas nos dias 15 e 23 de fevereiro em bosques e parques públicos de Campinas 

    Published

    on

    Nascente

    O show “Nascente”, parte do projeto “Circuito Nascente”, faz apresentações gratuitas nos dias 15 e 23 de fevereiro, no Bosque dos Guarantãs e no Parque das Águas (ver serviço). O show traz canções do compositor Dudu Ferraz, artista do “Coletivo Passarinha” e gestor do “Ponto de Cultura Quintal Garatuja”, de Campinas, executadas pelo próprio músico, em companhia do artista Paulo Salmaci, da “Rádio Sucata”, que traz instrumentos musicais feitos de materiais típicos de descarte. O espetáculo conta também com a participação da percussionista convidada Yandara Pimentel, e direção cênica de Pâmella Villanova, também atriz e diretora do do Coletivo Passarinha e Garatuja. 

    “Nascente” é o nome de uma das canções do repertório, que foi lançada em setembro do ano passado, junto com a chegada da primavera. A criação da música teve como fonte inspiradora uma nascente de água localizada no Bosque dos Guarantãs, no bairro Jd. Nova Europa, em Campinas, que o compositor conheceu ao desenvolver no local uma ação artística e de educação ambiental. O projeto nasce da urgência de trabalhar a questão ambiental, construir novos imaginários, aprofundar ações de continuidade em espaços de resiliência da cidade de Campinas e de reunir artistas que trabalham a questão ambiental num mesmo espetáculo.

    Sobre o show e repertório

    Com instrumentos feitos 100% de sucata, o show “Nascente” propõe uma reflexão sobre as águas da cidade e questões ambientais. Essa ideia de progresso que destroi, e a urbanização que consome o mundo. “A canção ‘Nascente’ é ela própria metáfora da criação musical como uma nascente de rio, que vai se acumulando dentro da gente, como num lençol freático, e em algum momento tem uma pedrinha que rola, que descola ali por uma fresta e dali nasce um manancial de água. Isso também é o que acontece na criação musical”, explana Dudu Ferraz, compositor das canções do show. Como diz a letra da música: “Nasce no peito/ A necessidade de cantar /As belezas da vida/ As angústias do mundo/ Os limites da carne / A grandeza das almas / Sons e palavras sobre nós”.

    Durante o show também são apresentados os instrumentos construídos de forma sustentável, e reveladas algumas de suas características como estrutura, materiais, técnicas de construção e modo como produzem os sons. As falas são feitas de maneira dinâmica, de modo a complementar a parte artística e integrando o show como parte fundamental para a apreciação cultural do trabalho.

    Advertisement

    A canção “Água”, que abre o show, traz uma frase dita pela própria filha do autor, aos 5 anos, que respondeu à professora quando esta a perguntou: de que cor é a água? “Ela que é da cor por onde passa”, respondeu a menina. O show começa reverenciando a água e passa depois para um momento mais crítico e político, escancarando o que o ser humano tem feito com suas águas, com o mundo e seus recursos naturais, em canções como “Progresso”“O Milho”“La Pena”“Céu de Cinzas” e “Simples Cidade”. No final, volta para uma grande celebração às águas e convida o público a entrar na brincadeira, com a linda canção “Cachoeira”.

    O show “Nascente” é uma celebração à criação e ao ato de cantar sobre as belezas da vida, angústias do mundo, limites da carne e a grandeza das almas. Estreado em abril de 2023 na cidade de Madrid/ES (Espacio cultural Esquina Nua) já circulou em locais como Barcelona/ES (Festival TuDanzas y Fiesta Mayor), Zaragoza/ES (Encontro ambiental Regenera) e Campinas (Quintal Garatuja). 

    Sobre Dudu Ferraz
    Músico, compositor e produtor cultural. Apaixonado pelo ato de criar e compor, tem a canção como forma artística de expressar sentimentos, pensamentos, angústias e sonhos. Criar e compor faz parte da maneira de estar vivo no mundo, é um respiro, uma fresta de encantamento em meio ao cotidiano. Suas canções falam desde amor, política, espiritualidade, utopias à pequenos fragmentos do dia a dia. Gravou o disco Terra de Ninguém com o coletivo de compositores D’Aldeia e algumas músicas como Cajueiro, Nascente e La Pena, possíveis de escutar nas plataformas de streaming. É fundador e idealizador do projeto Nosso Canto, que desde 2016 incentiva e proporciona encontros da cena da música autoral. Além do trabalho com canções, Dudu Ferraz também cria trilha sonoras para audiovisual e teatro.

    Sobre o Rádio Sucata
    Rádio Sucata apresenta uma pesquisa e trabalhos artísticos que trazem música a partir de instrumentos de sucata, feitos por Paulo Salmaci. O objetivo do grupo é desenvolver e compartilhar com as pessoas uma maneira diferente e criativa de se fazer música, por meio da reciclagem criativa e ideias incríveis de reutilização de materiais.

    Serviço

    Show “Nascente”

    Advertisement

    Com Dudu Ferraz e Rádio Sucata

    Classificação etária: livre

    Entrada gratuita.
    Show Nascente

    Música autoral

    Classificação etária: livre

    Advertisement

    Entrada gratuita.

    📍15/02 (sábado) – 16h

    Bosque dos Guarantãs – Rua Santa Rita do Passa Quatro, 706 – Jardim Nova Europa.

    23/02 (domingo) – 16h

    Parque das Águas – Av. Paulo Correa Viana, 438 – Parque Jambeiro, Campinas

    Advertisement
    Continue Reading
    Advertisement
    Click to comment

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Eventos

    Campinas Shopping recebe banda cover Special Queen

    Published

    on

    campinas shopping

    Na próxima quinta (24), o Campinas Shopping recebe a Banda Special Queen para um incrível show cover que vai homenagear o conjunto britânico Queen. O show, que será aberto ao público, acontece às 19h30, na Praça de Alimentação do G1.

    A Special Queen, criada em São Paulo em 2019, vai tocar os maiores sucessos do grupo que marcou gerações com suas músicas e ritmo de rock eletrizante, como “We Will Rock You”, “We Are The Champions”, “Bohemian Rhapsody”, “Under Pressure”, “Somebody To Love”, e muitos outros.

    A banda é formada por Pedro Caio, Vinicius Weigert, Guilherme Ferreira e Henrique Ferreira, que se destacam por uma performance energética e cativante, reproduzindo fielmente o repertório, figurino e trejeitos.

    Para a gerente de marketing do Campinas Shopping, Thaís Sperancini, o show promete ser uma viagem no tempo para aqueles que conheceram e viveram a época desta, que é uma das bandas de rock mais consagradas do cenário musical mundial. “A Special Queen é uma banda fantástica, com certeza vai animar o centro de compras na noite do dia 24! Será uma noite especial, inclusive para a geração mais nova, que não conheceu Queen e vai ter a oportunidade de apreciar vivamente música de qualidade, em grande estilo”, finaliza.


    Mais informações da programação pelo site www.campinasshopping.com.br

    Advertisement

    SHOW COVER QUEEN
    Dia: 24/04
    Horário: 19h30
    Local: Praça de Alimentação do G1

    SERVIÇO

    Campinas Shopping

    Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Jardim do Lago, Campinas (SP)

    www.campinasshopping.com.br

    Advertisement

    Instagram e Facebook: @campinasshopping

    Continue Reading

    Eventos

    Festa do Fecha Corpo, de Barão Geraldo, chega com atrações sertanejas e tradição popular

    Published

    on

    Festa do Fecha Corpo

    A 21ª edição da Festa do Fecha Corpo será realizada em Barão Geraldo no dia 18 de abril de 2025, das 10h às 18h, na Rua Ângelo Vicentin, 598, em frente ao Bar e Restaurante Toca do Tatu. O evento, gratuito e aberto à população, é uma das celebrações populares mais tradicionais do Distrito e são esperadas mais de três mil pessoas ao longo do dia.


    A festa é organizada pelos proprietários do Bar e Restaurante Toca do Tatu, Edenilson e Meire, com o apoio de moradores locais e voluntários como Sidney Flaiban e Ricardo Amâncio. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas.
     

    A programação começa com uma oração de abertura, seguida pela distribuição gratuita de lanches de pão com patê de atum ou sardinha. Um dos momentos mais simbólicos do evento é a oferta de doses de uma cachaça artesanal, temperada com ervas e raízes, cuja receita é centenária e foi preservada pelos primeiros habitantes da região. A bebida representa um gesto de proteção simbólica do corpo contra doenças e más energias, prática que deu origem ao nome da festa.
     

    As atrações musicais incluem apresentações de cantores sertanejos do distrito e convidados da região. Já estão confirmadas as duplas Pamela Paz & Denilson e a cantora Camila. As apresentações serão conduzidas pelo locutor Miltinho Jorge.
     

    Para acomodar melhor os visitantes, a organização instalará seis tendas no local para proteção contra sol e chuva. Embora não haja estacionamento privativo, há ampla possibilidade de estacionamento nas ruas próximas ao endereço do evento.
     

    Advertisement

    Além das atrações culturais e musicais, a estrutura do evento contará com banheiros químicos femininos e masculinos e banheiro adaptado para pessoas com deficiência.
     

    A Festa do Fecha Corpo é realizada anualmente na Sexta-Feira Santa e mantém viva uma tradição de mais de duas décadas, reafirmando os laços comunitários do Distrito de Barão Geraldo e valorizando a cultura popular local.

    Serviço:

    21ª edição Festa Fecha Corpo

    Data: 18 de abril

    Advertisement

    Horário: das 10h às 18h

    Local: em frente ao Bar e Restaurante Toca do Tatu

    Endereço: Rua Ângelo Vicentin, 598, Barão Geraldo

    Entrada gratuita

    Advertisement
    Continue Reading

    Eventos

    Anote aí na agenda: nesta quinta, 17 de abril, tem Caminhada Noturna na Mata de Santa Genebra

    Published

    on

    Santa Genebra

    A Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a ARIE Mata de Santa Genebra, realiza no dia 17 de abril, às 19h, uma caminhada noturna pela maior reserva florestal de Campinas e região. Para participar, o interessado deve preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/Gf3JvffuQAuS8q2y6. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas a 40 inscrições.

    O passeio tem duração de cerca de duas horas em uma trilha de 5km. Podem participar pessoas de todas as idades; os menores de 12 anos devem estar acompanhados por um responsável. As inscrições somente serão liberadas nesta segunda-feira, dia 14, às13h, e será considerada efetivada após o recebimento de e-mail de confirmação.

    Mais opões

    Os condutores credenciados pela FJPO também oferecerão opções de caminhada na noite do dia 17 de abril. São atividades guiadas com passeios de diferentes percursos e trilhas.

    Trilha 8km – às 18h30 com percurso pela estrada que contorna a floresta, os participantes vão conhecer a biodiversidade e a história do local. O custo do serviço de condução é de R$ 20 por pessoa e a inscrição deve ser realizada diretamente com os condutores: Roger (19) 99990-6565 ou Beatriz (19) 99939-0190.

    Advertisement

    Trilha 3km – às 19:15 – um roteiro mais curto de forma monitorada pela trilha do Folclore, a trilha do Jatobá e o roteiro para o Laguinho da Sanã. O custo do serviço de condução é de R$ 20 por pessoa e a inscrição deve ser realizada diretamente com a condutora: Gabriela (19) 98101-2810.

    Requisitos para as caminhadas na reserva florestal

    Uso de calça comprida de tecido grosso (sugerimos jeans) e calçado fechado;

    Lanternas;

    Repelente para insetos

    Advertisement

    Garrafinha de água

    A atividade será cancelada em caso de chuva ou ventos fortes

    Dúvidas podem ser encaminhadas para contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br

    Sobre a ARIE Mata de Santa Genebra

    A Mata de Santa Genebra ocupa uma área de 251,77 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol, é o maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas, e abriga uma grande diversidade de animais.

    Advertisement

    A Mata de Santa Genebra é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Sua gestão é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio).

    Somente do grupo de vertebrados são 365 espécies, sendo 38 de répteis, 20 de anfíbios, 247 de aves, 56 de mamíferos e 4 de peixes. Quanto aos invertebrados (insetos, moluscos, aracnídeos, etc.) não há um valor definido, o grupo de invertebrados mais conhecido da Mata é o das borboletas, com 700 espécies identificadas.

    Dentre os animais já identificados na Mata há alguns que estão na lista de espécies ameaçadas, como a onça-parda (Puma concolor), o gato-do-mato-do-sul (leopardos guttulus) e a jaguatirica (Leopardus pardalis).

    Outras espécies, como o bugio-ruivo (Alouatta guariba), o macaco-prego (Sapajus nigritus) e diversas aves estão na lista de quase ameaçadas.

    SERVIÇO

    Advertisement

    Mata de Santa Genebra

    Telefone de contato: (19) 3749-7200

    Endereço: rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão Geraldo – Campinas

    Continue Reading

    Trending