Connect with us

Geral

Setec espera visita de 100 mil pessoas nos cemitérios municipais

instalação de câmeras

A Setec – Serviços Técnicos Gerais intensificou os serviços de manutenção e limpeza dos cemitérios da Saudade, Sousas e Nossa Senhora da Conceição (Amarais) e espera receber a visita de aproxdimadamente 100 mil pessoas no Finados de 2 de novembro. Outra medida adotada pela Setec para melhor atender à população, foi de aumentar o horário de funcionamento dos cemitérios. Nos dias 01 e 02 de novembro, os portões serão abertos às 6h e fechados somente às 18h. Normalmente os cemitérios funcionam das 7h às 17h.

Para também facilitar na recepção da população, a Setec escalou todo seu efetivo dos setores de cemitérios e funerária para atender os visitantes com orientações gerais sobre o funcionamento, a localização dos jazigos, auxílio às pessoas com dificuldade de locomoção ou qualquer outra demanda que possa surgir. Como é hábito nessa época, o movimento nos cemitérios começa a aumentar no final de semana que antecede o Dia de Finados. Mas, de fato, o maior movimento é mesmo registrado no feriado. 

A Prefeitura Municipal disponibilizará sanitários químicos. Haverá distribuição de copos d’água fornecidos pela Sanasa aos visitantes pelo pessoal da autarquia. No trabalho para manutenção dos três cemitérios, a Setec revela que iniciou o trabalho há algumas semanas e utilizou, inclusive, mão de obra dos reeducandos do sistema prisional, contribuindo para a reintegração dos sentenciados à sociedade. 

Advertisement

Horário das missas

Também os horários das Missas de Finados para o dia 2 de novembro já estão programados para os três locais. Nos cemitérios da Saudade e Nossa Senhora da Conceição (Amarais) as celebrações estão programadas para: 7h, 8h30, 10h30, 14h e 16h. No Cemitério de Sousas, somente haverá missa às 9h.

Além de todo o trabalho voltado diretamente à população que visita os cemitérios, a Setec também reforçará a atuação da equipe de fiscalização nas proximidades dos campos santos da cidade, visando coibir a venda irregular de velas, flores e demais artigos alusivos à data.

Advertisement

Novidade nos cemitérios

Um fato que deverá despertar o interesse de grande parte dos visitantes são os novos muros dos cemitérios da Saudade e de Sousas, que serão entregues à população pelo prefeito Dário Saadi no mês de novembro,  com destaque para o da Saudade, que mudou completamente a paisagem de todo o entorno do campo santo, uma vez que o muro centenário foi demolido, e deu lugar a um muro moderno, com gradil, que permite visualizar as obras de arte tumulares até mesmo pelo lado de fora do cemitério.

Folheto explica o passo-a-passo em casos de óbitos de familiares

Advertisement

Neste ano de 2023, os visitantes que forem aos três cemitérios municipais no Dia de Finados poderão receber um folheto que explica todos os procedimentos em casos de óbito de familiares. Segundo o presidente da Setec, Enrique Lerena, “preparamos esse material para que as pessoas sejam orientadas sobre os procedimentos necessários por ocasião do falecimento de um ente querido. Tais procedimentos devem ser adotados pelos familiares, e para cada tipo de situação existem os trâmites corretos. E pela própria circunstância de lidar com a morte, as famílias ficam desorientadas e não sabem como agir”.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare