Servidores e seguranças do Paço participam de treinamento de primeiros-socorros
Servidores e equipes de segurança do Paço Municipal participam nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19 de junho, de um treinamento de primeiros-socorros voltado ao atendimento de emergências cardíacas. A capacitação vai preparar os profissionais para agir rapidamente em casos de parada cardiorrespiratória, incluindo o uso correto do desfibrilador externo automático (DEA), equipamento fundamental para aumentar as chances de sobrevivência das vítimas.
O treinamento é realizado pela Brigada de Incêndio do Paço Municipal, sob gestão da Secretaria de Gestão de Pessoas, e contará com instrutores do Samu.
“Em situações de emergência, como uma parada cardiorrespiratória, os primeiros minutos são decisivos para salvar vidas. Por isso, é fundamental que as equipes estejam capacitadas para prestar o primeiro atendimento e utilizar corretamente equipamentos como o desfibrilador”, disse Daniel Taima, técnico em segurança do trabalho do Departamento de Prevenção à Saúde do Servidor (DPSS).
Como proceder em casos de emergência cardíaca:
Caso um colega de trabalho ou visitante do Paço Municipal esteja inconsciente e sem respiração normal, o servidor deve ligar imediatamente para o Samu, pelo telefone 192, e para a equipe de emergência do Paço, no ramal 4, para que sejam iniciadas as primeiras manobras de primeiros-socorros.
Brigada de incêndio
A Brigada de Incêndio é formada por um grupo de trabalhadores treinados para atuar em casos de emergência, como princípio de incêndio, com foco na prevenção de sinistros e na resposta rápida às ocorrências.
Vários prédios da Administração Municipal possuem brigadas de incêndio constituídas, como o Paço Municipal, escolas, centros de saúde, entre outros.
Mais informações sobre a Brigada de Incêndio podem ser acessadas no endereço https://campinas.sp.gov.br/sites/brigadadopaco .
Serviço
Treinamento sobre primeiros socorros: parada cardiorrespiratória (PCR) e uso do desfibrilador externo automático (DEA)
Quando:
– 18/06, 13h30 – Sala Reunião 11° andar do Paço Municipal;
– 19/06, 13h30 – Plenarinho do Paço Municipal
Público-alvo: equipe de segurança do Paço Municipal, brigadistas e profissionais do Espaço de Saúde do Servidor. Serão 20 servidores por turma.