Geral

Serviço público: Campinas ganhou 1.274 novos servidores em 2023

A Prefeitura de Campinas admitiu, este ano, 1.274 novos servidores. A maioria dos profissionais, aprovados em concursos e processos seletivos, foi para a Educação (760) e Saúde (365). Desde 2021, já foram cerca de 3.648 mil pessoas. 

 

“A chegada de novos servidores muda a rotina das unidades. Traz uma energia nova que contagia a todos”, disse Eliane Jocelaine Pereira, secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. “E essa mudança tem acontecido em muitas unidades, em especial da Saúde e da Educação”, completou.

 

Ainda segundo a secretária, a medida mostra a preocupação da atual gestão em ampliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. “Temos feito um grande esforço, inclusive financeiro, para fazer essa recomposição das equipes. Queremos que Campinas tenha excelência no atendimento à população, e isso se faz com pessoas”, completou. 

 

Entre os profissionais admitidos, há agentes de educação infantil, professores, especialistas em educação, intérpretes de Libras/Português, farmacêuticos, fisioterapeutas, dentistas, médicos, profissionais de enfermagem, agentes administrativos, arquitetos, engenheiros, psicólogos etc.

 

Para a coordenadora do Centro de Saúde Village, Liliane Glulli, o ingresso de novos profissionais possibilitou a reorganização dos processos de trabalho, a retomada de atividades de prevenção e promoção da saúde, principalmente no cuidado com os usuários portadores de doenças crônica. “”Os novos profissionais também trazem novos olhares, conhecimento, ideias e experiências vividas em outros serviços e outras realidades que contribuem para novos arranjos nas atividades oferecidas nas unidades”, disse.

 

Nicole Montenegro, responsável pelo CS Eulina também sentiu melhora na unidade com a chegada dos novos profissionais. “Com os técnicos de enfermagem conseguimos ampliar a oferta de serviços, como mais de um profissional fazendo acolhimento, manter todos os setores abertos mesmo na hora do almoço e realizar atividades fora, como visitas domiciliares e o trabalho no território da vacinação”, disse. 

 

Na Educação os efeitos das novas admissões também já estão impactando nas unidades. Na Emef Padre José Narciso Vieira Ehrenberg chegaram 12 professores de diversas áreas. A unidade atende 600 alunos. “Tem sido muito importante para a escola, para a educação como um todo, receber esses novos profissionais. Nós conseguimos praticamente completar o quadro, o que não acontecia há muito tempo”, disse o diretor da escola, Diego Vila Nova Rodrigues. 

 

Ainda segundo ele, “esses profissionais trazem uma visa nova para o nosso trabalho, novos desafios e novas ideias, que oxigenam o ambiente escolar, inclusive nas questões relacionadas a novas tecnologias”, completou. 

 

Novas experiências

 

Chegar no serviço público gera expectativas e até certa ansiedade. Lucas Cairos, técnico de enfermagem do CS Vila Rica, entrou na Prefeitura este ano, mas a experiência anterior, na Rede Mário Gatti, foi o que despertou seu interesse em participar do concurso. A decisão, segundo ele, foi a correta. “A atenção primária está sendo uma coisa nova, fantástica. Eu estou feliz, realizado, me encontrei nesse laço da enfermagem com os pacientes”, disse. “Fui muito bem acolhido pela equipe da unidade e hoje consigo reproduzir todo o carinho e amor com que fui acolhido”, completou. 

 

Também da equipe de enfermagem, mas do CS Village, Luana Castro está feliz com a chegada ao serviço público. “”Tem sido gratificante entender melhor como a unidade funciona. Sempre foi um sonho trabalhar na área e também em uma unidade básica de saúde. Estou me sentindo realizada!”, exclamou. 

 

A professora de Português Rafaely Carolina da Cruz é uma das profissionais que chegou à Emef Padre José Narciso Vieira Ehrenberg. Bem acolhida pela equipe, ela promete desenvolver um bom trabalho na unidade. “Tem sido muito interessante desenvolver atividades aqui, junto com a equipe da escola que tem me dado um importante apoio. Nós prevemos fazer um trabalho muito bonito e interessante com os alunos”, disse. 

 

Também da família da Educação, Cristiane Azevedo, agente de educação infantil, está adorando o trabalho e o desafio de contribuir para a formação de crianças, do seu caráter e da sua estrutura. “Por enquanto está sendo tudo novo para mim, por isso a oficina foi importante, já que trouxe informações essenciais para nós”, falou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock