Geral

Seplurb apresenta projeto do Polo de Inovação a conselhos municipais

A proposta inicial de mudança do zoneamento para a implantação do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS) foi apresentada e debatida na tarde desta quarta-feira, dia 9 de novembro, com membros dos conselhos municipais e representantes de entidades da construção civil. Realizado no Salão Vermelho, o encontro foi o terceiro dos quatro agendados para esta semana sobre o projeto que visa aplicar um novo conceito de planejamento urbano para ocupação da região de 17 milhões de metros quadrados localizada em Barão Geraldo. Na próxima sexta-feira, 11 de novembro, a reunião será com os moradores do distrito no salão paroquial da Igreja Santa Isabel.
Com a coordenação da secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, a reunião desta quarta teve a participação dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, e de Finanças, Aurílio Caiado. Os três destacaram o desafio de garantir a participação da sociedade nas discussões e consolidar alicerces para que o PIDS se torne realidade ao longo das próximas décadas.
A mudança do zoneamento é a base para a construção de um novo ecossistema de inovação para a gestão daquele território”, afirmou Carolina Baracat, lembrando que grande parte da área do PIDS está compreendida pelo HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com seus 11 milhões de metros quadrados, e o restante pertence a particulares. “As parcerias com a Unicamp e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) foram e são fundamentais para o polo. Mas o desafio é muito grande e precisa também da adesão dos proprietários para internalizar e colocar em prática esse novo modelo de urbanização”, disse.
Para a secretária Adriana Flosi, a ampla discussão sobre o PIDS traz outros olhares. “Definir as regras para o local, novas e claras, é necessário para atrair empresas. É a oportunidade de apresentar para empreendedores aquele território como um local diferenciado e trazê-los para investir”, explicou. Como complemento, o secretário Aurílio Caiado reforçou que as definições sobre o zoneamento em um conjunto de legislações e políticas públicas são basilares para orientar um novo olhar para aquele território de Campinas. “A indução e o incentivo da legislação e a ação do Poder Público são necessários para atrair empreendimentos inovadores com o interesse de construir um urbanismo o mais inovador possível”, avaliou.
Durante o encontro, o conceito do Projeto de Lei Complementar (PLC) do PIDS, os exemplos urbanísticos e os parâmetros de ocupação desejados foram apresentados pela arquiteta Érica Pacheco, coordenadora da equipe do PIDS na Secretaria de Planejamento e Urbanismo. A região é um dos três Polos Estratégicos de Desenvolvimento definidos pela comunidade no próprio Plano Diretor em 2018. Um novo zoneamento permitirá unir implantação de moradias, lazer, negócios e serviços em um espaço compartilhado.
No encontro, houve várias manifestações dos representantes dos conselhos municipais e das entidades de classe, que apresentaram perguntas buscando o detalhamento das propostas, e também apresentação de sugestões. A equipe da Seplurb informou que, a partir da próxima segunda-feira, também estará disponível um formulário para envio das sugestões, que serão analisadas antes do envio do PLC para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal.
Calendário
Na próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, será a vez dos moradores do Distrito de Barão Geraldo, onde fica localizada a região a ser abrangida pelo PIDS, conhecerem a minuta do PLC. O encontro será no salão da Igreja Santa Isabel, a partir de 14h. A reunião será aberta à comunidade, que poderá tirar dúvidas e discutir propostas a serem incluídas no projeto que será apresentado pela Prefeitura ao legislativo municipal.
A titular da Seplurb reforçou que a proposta inicial para o zoneamento do PIDS será publicada na próxima segunda-feira, dia 14 de novembro, no site da Prefeitura Municipal e na aba de audiências públicas na página da pasta no portal. “Queremos envolver todos os atores deste ecossistema. É uma construção com a sociedade, representada pelas entidades de classe aqui presentes”, afirmou Carolina Baracat. “Esta é uma proposta pronta – com começo, meio e fim -, mas aberta a interações e sugestões que podem ser incorporadas”, reforçou o secretário de Finanças Aurílio Caiado.
Entre os dias 14 de novembro deste ano e 14 de janeiro de 2023, a proposta do PIDS ficará disponível no site da Prefeitura, aberta para receber contribuições da sociedade. Serão 60 dias de consulta pública e recebimento de sugestões via formulário eletrônico pela internet ou protocolo na Prefeitura.
Após esse prazo, em 24 de janeiro do próximo ano, será realizada a Audiência Pública para a apresentação da proposta e das contribuições enviadas à Seplurb durante a consulta pública no site e também as que forem protocoladas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock