Connect with us

Eventos

Segundo final de semana da 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba de Valinhos entra para a história

jorge-mateus

Pelo segundo ano consecutivo a Turma do Pagode vai ficar marcado na cidade de Valinhos, onde acontece a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba. Depois de 41.674 pessoas passarem na edição do ano passado da festa, no dia que se apresentaram, no último domingo (21), 42 mil pessoas marcaram presença no show do grupo – recorde histórico de público em um mesmo dia em todas as edições do evento.

Com entrada gratuita todos os dias, o evento que vai até o dia 28 de janeiro, e acontece no Parque Monsenhor Bruno Nardini, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, e tem a realização, assim como no ano passado, da Organização Estrela, uma das maiores empresas de entretenimento do Estado de São Paulo.

A segunda semana da 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba começou na última quinta-feira (18). 11 mil pessoas estiveram no Parque Monsenhor Bruno Nardini desfrutando das guloseimas da praça de alimentação e dos brinquedos que estavam com 50% de desconto durante todo o dia.

Advertisement

Na sexta-feira (19) o grande fenômeno do momento da música sertaneja, a “Boiadeira” Ana Castela, arrastou uma multidão de 18 mil pessoas em seu show. No sábado (20), Dia de São Sebastião – Padroeiro da cidade de Valinhos – Mayck e Lyan e Vini Drumond cantaram para um público de 15 mil espectadores.

Com quatro palcos simultâneos espalhados pelo parque, vários shows regionais acontecem todos os dias. Grandes nomes da cena musical brasileira estarão se apresentando na festa. Sertanejo, pagode e rock são alguns dos ritmos que irão embalar a festa e levar o público presente ao delírio, além, é claro, das inúmeras outras atrações.

A última semana da 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba começa na quinta-feira (25) com os portões abertos a partir das 18h para que toda a população de Valinhos e região possa curtir, neste dia especial, o evento com conforto e segurança, desfrutando das delícias da praça de alimentação e dos brinquedos do parque que terão 50% de desconto.

Advertisement

Na sexta-feira (26) quem comanda a festa é Jorge & Mateus, uma das duplas mais aclamadas da história da música sertaneja. No sábado (27), a festa fica por conta de Cezar & Paulinho. E encerrando com chave de ouro o evento, a banda de rock Ira! se apresenta.

AGROTURISMO E CITY TOUR

Todos os sábados e domingos dos três finais de semana do evento (dias 27 e 28 de janeiro), das 9h às 16h, haverá os passeios de Agroturismo. O roteiro passa por propriedades nas quais os visitantes conhecerão lindas paisagens, o cultivo do figo e da goiaba, a produção de doces típicos e poderão degustar vinhos e licores artesanais. O valor do ingresso é de R$ 30,00 por pessoa.

Advertisement

Também aos finais de semana é possível realizar a City Tour pelos principais pontos turísticos de Valinhos como vinícolas, empórios e a casinha do figo com chocolate. O valor do ingresso é de R$ 25,00 por pessoa. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (19) 9 8153 7537.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

A praça de alimentação terá opções para todos os gostos, do italiano aos lanches, incluindo muita guloseima. Terá ainda Barraca Italiana; o Festival do Torresmo; o Food Trucks (com lanches diversos); comida nordestina; Pizza Cone; Crepe Francês e Suíço; milho; porções; e espetinho.

Advertisement

Para quem gosta terá ainda churros; sorvete; doces; vinho; chopp, refrigerantes; e água de coco. Além da Tenda da Asserutil, com seus tradicionais lanches de calabresa, hambúrguer, pernil e mortadela, incluindo a parte de bebida (água com e sem gás, cervejas e refrigerantes).

TOMBO DA POLENTA E A PISA DE UVAS

Mantendo a tradição italiana presente da festividade, o Tombo da Polenta e a Pisa da Uva acontecerão sempre aos domingos, a partir das 12h, começando pelo Tombo da Polenta, que simboliza a união familiar. Idealizada, preparada e organizada pela Associação Italiana de Valinhos, em conjunto com a Comissão Organizadora e a Paróquia São Cristóvão, a ideia do Tombo da Polenta e da Pisa da Uva surgiu em 2014.

Advertisement

ADEGA & RESTAURANTE QUINTA DO OLIVARDO

Uma outra ótima opção gastronômica e também para quem aprecia a culinária portuguesa é saborear as delícias do stand da Adega & Restaurante Quinta do Olivardo. Vale a pena conferir e experimentar o Bolinho de Bacalhau, queijo assado, Batata portuguesa no palito, vinhos artesanais e o suco de uva natural. Localizado em São Roque, interior do Estado do São Paulo, o empreendimento é do empresário Olivardo Saqui

PARQUE DE DIVERSÃO

Advertisement

Ao todo, o Parque de Diversão terá 20 tipos de brinquedos, permitindo que pessoas de várias idades possam aproveitar a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba. Terá brinquedos para quem gosta de muita emoção até quem prefere somente curtir com os filhos – kamikaze; disko; magic dream; samba; brucomela; crazy dance; amor express; roda gigante; autopista; barco viking; trenzinho; cama elástica; fusca; truck; carrossel; helicóptero; aviões; carrossel disney; dumbo; e tobogã inflável.

INGRESSOS

Estão disponíveis para o público quatro tipos de ingressos: Pista, Área Vip Premium, Open Bar e Camarotes corporativos e individuais. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Tycket https://www.tycket.com.br/, ou na bilheteria do local. O evento terá entrada franca, todos os dias, até às 17h. Após esse horário, haverá cobrança de ingresso para o dia 26 de janeiro. Para os setores Área Vip Premium, Open Bar e Camarote Corporativo e Individual, terão vendas de ingressos todos os dias. Às sextas-feiras os portões abrem às 17h e aos sábados e domingos às 9h.

Advertisement

Vale lembrar que na próxima quinta-feira (25), com entrada gratuita, os portões serão abertos às 18h, até às 22h. Todos os brinquedos no Parque de Diversão terão desconto de 50% do valor praticado nos outros dias da festa. A praça de alimentação também estará aberta ao público.

FESTA

A Festa do Figo é comemorada todos os anos desde 1939. Conhecida nacionalmente como “Capital do Figo Roxo”, Valinhos realiza há décadas a tradicional festa. O evento conta com exposição e venda de frutas, praça de alimentação, shows, e claro, muitas comidas típicas. A festa teve sua primeira edição em 1939 e foi constituída para juntar recursos financeiros para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião (padroeiro da cidade). O principal incentivador do festejo foi o então jovem e recém-chegado padre Bruno Nardini.

Advertisement

Uma das criações dele foi o Festival da Colheita, para a população comprar muitas frutas, entre elas o figo roxo. A fruta que dá o nome à festa veio através de um imigrante italiano chamado Lino Busatto. Ele chegou em Valinhos e implantou, na década de 1910, a criação do figo roxo. Na mesma época foi iniciada a produção da fruta em larga escala por diversos produtores da região.

SHOWS

26/01 – Jorge & Mateus

Advertisement

27/01 – Cezar & Paulinho (entrada franca)

28/01 – Ira! (entrada franca)

73ª FESTA DO FIGO E 28ª EXPOGOIABA
Data: 12 a 28 de janeiro

Advertisement

Local: Parque Monsenhor Bruno Nardini – Rua Dom João VI, 82 – Jardim Planalto – Valinhos/SP.

Mais informações: https://www.instagram.com/festadofigo.valinhos/

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare