Secretaria de Saúde promove atividades no Mês de Prevenção em Saúde Bucal
A Coordenadoria da Área Técnica de Saúde Bucal do Departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde promove uma série de atividades para celebrar o Mês Municipal de Prevenção em Saúde Bucal. Entre os dias 20 e 25 de março ocorrem várias atividades como palestras educativas, grupos com crianças e adultos, orientações sobre técnicas de escovação e entrega de kits de higiene bucal. Com a finalidade de divulgar a importância dos cuidados com a saúde bucal, os centros de saúde também estarão envolvidos nas atividades.
A coordenadora da Área Técnica de Saúde Bucal do Departamento de Saúde, Isabella Mantovani Gomes Dias de Oliveira, afirma que este é um mês muito importante para reforçar a importância do cuidado em Saúde Bucal e mostrar que a boca faz parte do corpo e que, o que acontece nela, tem um impacto na saúde em geral e também na autoestima. “Este ano destacamos o pré-natal odontológico para a saúde da gestante e seu bebê”, destaca Isabela.
Palestra
Na última segunda-feira, 20, ocorreu, na Câmara dos Vereadores, uma palestra sobre a Importância do Pré-Natal Odontológico, ministrada por Isabella Mantovani Gomes Dias de Oliveira, coordenadora da Área de Saúde Bucal do Departamento de Saúde. No evento foi reforçada a importância da gestante procurar o centro de saúde para prevenir e tratar infecções dentárias e gengivais que podem prejudicar à saúde.
“Falar sobre esse tema é fundamental para que os medos e mitos em relação ao tratamento odontológico durante a gravidez sejam superados”, afirma Isabella. “Muitas vezes, a gestante está sofrendo com dores e não procura atendimento por medo de fazer mal para o bebê. Muito pelo contrário, a dor e a infecção já estão fazendo mal para a mulher e seu bebê, o tratamento é a solução. Por isso, devemos falar sobre o assunto e incentivar as mulheres a fazer o seu pré-natal odontológico, reforçando que todas as unidades de saúde de Campinas oferecem o serviço”, completa Isabela.
A Coordenadora da Área da Saúde da Mulher, Miriam Siesler Nóbrega, também esteve presente no evento e afirmou que “se a gestante aprende a importância do cuidado em saúde bucal, ela naturalmente cuida do seu bebê e transmite esse conhecimento para a criança que, com certeza, será um adulto mais saudável”, afirma a coordenadora.
Nesta edição do Mês da Saúde Bucal, também está sendo trabalhado o tema da sífilis e suas manifestações na mucosa oral e será promovida uma capacitação com o tema “Sífilis: manifestações clínicas e orais” , direcionada para os dentistas e demais profissionais da Atenção Básica. “O objetivo é capacitar os dentistas no diagnóstico da doença para que o tratamento seja feito o quanto antes interrompendo, assim, a sua transmissão”, frisa a Coordenadora.