Secretaria de Saúde inicia estratégia de vacinação contra a Mpox
A Secretaria de Saúde iniciou a convocação de aproximadamente 100 pessoas que têm indicação para tomar a vacina contra a Mpox em Campinas. O contato está sendo feito por telefone. A expectativa é que a vacinação comece na próxima semana.
O imunizante será aplicado em grupos muito específicos, por agendamento, nos serviços onde estas pessoas fazem acompanhamento de saúde ou retirada de medicação. A data da dose de cada paciente será marcada a partir de avaliação das equipes técnicas, atendendo a critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Chaúla Vizelli, articuladora do Programa de Imunização de Campinas, disse que a atual estratégia de vacinação tem como objetivo principal a proteção dos indivíduos com maior risco de evolução para as formas graves da doença.
“O Brasil conseguiu um quantitativo não muito grande de doses, mas conseguiu direcionar para quem se beneficiará mais da vacina. Em Campinas, houve uma diminuição expressiva da transmissão e o cenário epidemiológico é de decréscimo”, afirma Chaúla.
Campinas confirmou 97 casos de Mpox, desde junho de 2022. Em 2023, foi confirmado apenas 1 caso, em janeiro.
A vacina tem indicação de duas doses para completar o esquema vacinal.
Os profissionais de saúde que estão atuando na estratégia foram capacitados para esta ação.