Secretaria de Gestão de Pessoas inicia projeto-piloto de ginástica laboral
A Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas vai iniciar, em fevereiro, um projeto-piloto de Ginástica Laboral. A ação será desenvolvida pelo Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS) no edifício Arcadas, onde funciona a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), a Ouvidoria e o próprio DPSS.
Com o projeto, a equipe visa prevenir doenças ocupacionais, como LER/DORT; promover alívio de tensões musculares e bem-estar e qualidade de vida no trabalho; diminuir o nível de estresse físico e mental; melhorar a saúde funcional dos servidores.
“Vamos começar pelo prédio onde funcionam dois serviços voltados para os servidores, mas nosso objetivo é que ele seja expandido e se torne permanente em todas as unidades da Prefeitura”, disse Aline de Freitas, uma das idealizadoras do projeto.
Os servidores que quiserem saber mais detalhes podem acompanhar a live do Conectando Saberes desta sexta-feira, 13 de janeiro, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=uoF7gV_cgOM.
“Durante a live, vamos explicar nossos objetivos, como o projeto será desenvolvido e os benefícios que a ginástica laboral trazem para a saúde física e mental. São 15 minutos que podem melhorar muito a qualidade de vida dos servidores”, completou Aline.
Como resultados, a expectativa é que com a ginástica laboral nos locais de trabalho seja possível melhorar as habilidades e competências funcionais dos servidores; melhorar o desempenho e satisfação com o trabalho e diminuir o índice e o impacto de afastamentos por doenças de cunho osteomusculares.