Secretária de Cidadania e equipe visitam Instituto Cultural Babá Toloji
A secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, acompanhada de equipe do Departamento de Cidadania visitou na última quarta-feira, dia 22 de novembro, o Instituto Cultural Babá Toloji. A secretária, junto com o diretor de Cidadania, Fábio Custódio e o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Sérgio Max de Almeida Prado, foram recebidos pelo fundador e responsável pelo Instituto, o Babalorixá Toloji, que apresentou as obras em exposição, percorrendo as peças e seus históricos, lendas, utilidades, origem e técnicas artísticas.
O objetivo da visita foi conhecer a casa que se propõe a resguardar a memória e a história da arte brasileira e afro-brasileira. Segundo a secretária, o Instituto, por meio de suas obras, comprova a importância do negro para a formação da sociedade brasileira e “transmite conhecimentos sobre lugares distantes, antigos, populações, hábitos e costumes diferentes dos nossos – uma história quase sempre ignorada”.
Eliane ressaltou que o acervo disponível remete a uma África múltipla e culturalmente poderosa, “com suas máscaras e esculturas de vários povos, dos quais descendem a maioria dos brasileiros, e permitem conhecer um pouco do jeito de viver de nossos antepassados africanos, por meio da sua arte”.
Sobre o Instituto
O Instituto Cultural Babá Toloji foi fundado em 20 de junho de 1999 por Luiz Antonio Castro de Jesus, o Babalorixá Toloji, responsável pela casa de candomblé Comunidade da Tradição do Culto Afro Ilesin Ogun LaKayie Osinmole. O Instituto possui acervo variado de esculturas, máscaras, quadros, livros e adereços. São mais de 11.500 peças representando a riqueza da cultura africana e afro-brasileira.
A preservação do acervo tem o intuito de preservar a memória histórica dos registros afro-brasileiros e incentivar o conhecimento e apreciação da arte africana nos seus vários segmentos. Possibilita ainda a realização de estudos e pesquisas sobre a cultura afro por meio de suas obras próprias e intercâmbio com outras instituições.
A casa fica na Rua Mario Bassani, 154, Jardim São Vicente, em Campinas. As visitas deverão ser agendadas pelo telefone (19) 3276-5687 ou e-mail [email protected].