Seclimas convida moradores do Campo Grande para última oficina participativa dos planos de manejo
A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas) de Campinas publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, 20 de fevereiro, convite para que moradores da região do Campo Grande participem da última oficina participativa dos planos de manejo do Parque Natural Municipal do Campo Grande e do Parque Natural Municipal dos Jatobás. O encontro será realizado no sábado, 14 de março.
A oficina ocorrerá das 9h às 12h, no salão de festas do Condomínio Bem Morar Felicidade II, e tem como objetivo levantar o diagnóstico socioeconômico do entorno dos parques.
Esta etapa contemplará moradores das regiões do Campina Verde, Residencial São José, Residencial Vila Park e do Condomínio Bem Morar Felicidade, localizadas próximas ao Parque Natural Municipal dos Jatobás.
Durante os encontros, serão desenvolvidas atividades voltadas à compreensão dos usos, demandas e expectativas da população, garantindo que o plano de manejo represente de forma fiel a realidade e as necessidades do território. Em dezembro de 2025, a Seclimas promoveu quatro oficinas na região com o mesmo objetivo.
Plano de manejo
O plano de manejo é composto essencialmente pelos diagnósticos dos meios físico, biótico e socioeconômico, além do zoneamento e dos programas de gestão. Os diagnósticos físico e biótico foram concluídos em 2021.
Já o diagnóstico socioeconômico teve início em fevereiro de 2025 e está sendo elaborado pela empresa Geobrasilis, vencedora da licitação. O levantamento irá subsidiar a compreensão da dinâmica populacional, dos usos do entorno e das pressões incidentes sobre os parques.
Após a conclusão dessa etapa, a Seclimas dará início às próximas fases do plano de manejo — zoneamento e programas de gestão — que também contarão com espaços de participação social. A conclusão do plano está prevista para fevereiro de 2027.
Saiba mais
O Parque Natural Municipal dos Jatobás e o Parque Natural Municipal do Campo Grande foram criados, respectivamente, pelos Decretos nº 17.355/11 e nº 17.356/11. Ambos são Unidades de Conservação (UC) de proteção integral, cujo objetivo principal é a conservação da natureza, diferentemente de parques públicos urbanos, como o Taquaral, o Parque das Águas ou o Bosque dos Jequitibás.
Como toda unidade de conservação, os parques necessitam de um plano de manejo — principal instrumento de gestão que estabelece as ações necessárias para conservação e recuperação ambiental, além das normas de uso da unidade e de seu entorno.
SERVIÇO
Oficina participativa — Planos de Manejo do Parque Natural Municipal do Campo Grande e do Parque Natural Municipal dos Jatobás
Data: 14 de março de 2026 (sábado)
Horário: das 9h às 12h
Local: Salão de festas do Condomínio Bem Morar Felicidade II
Endereço: Rua Major José Ananias Nogueira, 770 — Residencial Vila Park