Geral

Sanasa inaugura mais três reservatórios de água potável em Campinas

Campinas recebeu neste domingo, 16 de junho, mais três reservatórios de água potável, dois no distrito do Campo Grande e um no DIC V. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Dário Saadi e do presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, além do vice-prefeito Wanderley Almeida e do presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Rossini, entre outras autoridades. As entregas fazem parte das ações em comemoração aos 250 anos da cidade. 

Juntos, esses novos reservatórios vão beneficiar aproximadamente 140 mil moradores de mais de 20 bairros de Campinas. Com estas três obras entregues, Campinas conta agora com sete novos reservatórios de um total de 20 a serem entregues em 2024 (13 estão em construção) para aumentar a segurança hídrica na cidade. 

“Quero agradecer aos técnicos e demais colaboradores que fazem da Sanasa a melhor empresa de saneamento do Brasil. Tenho certeza que a cidade de Campinas, nos cuidados com o sistema hídrico, serve de exemplo para todo o país”, garantiu o prefeito Dário Saadi.

O presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, reforçou a fala do prefeito ao lembrar que a empresa tem por compromisso fornecer água com regularidade e qualidade a todos os campineiros.

Campo Grande

Cada um dos dois reservatórios do Campo Grande terá capacidade para armazenar 6 milhões de litros, totalizando 12 milhões de litros. Serão beneficiados 110 mil moradores dos bairros Cidade Satélite Íris, Jardim São Judas Tadeu, Vila União, Jardim Bordon, Jardim Ipaussurama, Parque da Floresta, Jardim Bassoli, Jardim Florence, Residencial Cosmos, Jardim Rossin, Jardim Santa Rosa, Jardim Maracanã, Jardim Novo Maracanã, Parque Itajaí, Jardim Lisa, Parque Valença, Jardim Campina Grande e Vila Perseu Leite de Barros. O investimento para a execução da obra foi de R$ 16,3 milhões.

DIC V

Com capacidade de armazenamento de 1,2 milhão de litros, o Reservatório DIC V vai beneficiar 30.756 pessoas dos bairros DIC V, DIC III, Eldorado dos Carajás, Jardim Santo Antônio e Parque São Paulo. O investimento para a construção foi de R$ 4 milhões.

Os reservatórios Campo Grande e DIC V foram fabricados em aço parafusado com chapas de aço carbono e com revestimento vitrificado. O teto tem estrutura no formado domus geodésico, fabricado em alumínio.

Essa tecnologia permite unir a resistência do aço com a durabilidade e a pureza do vidro, produzindo um material de qualidade superior para construção de tanques para líquidos. O aço vitrificado é extremamente resistente, com elevada vida útil e baixa necessidade de manutenção preventiva. Além disso, não precisa de repintura e permite montagem rápida e limpa sem necessidade de equipamento pesado. 

Plano Campinas 2030

Os reservatórios Campo Grande e DIC V integram o Plano Campinas 2030 que prevê investimento da Sanasa em mais de 100 obras por toda a cidade. Trata-se de um projeto com vistas ao futuro, de modo a considerar o crescimento socioeconômico de Campinas nos próximos anos.

O programa contempla a construção de 20 novos reservatórios, mais de 450 quilômetros de troca de redes, 250 quilômetros de novas redes de água, 175 quilômetros de novas redes de esgoto e mais 39 quilômetros de novas adutoras.

Abastecimento garantido

Os 20 novos reservatórios vão garantir 54 milhões de litros, aumentando a capacidade total de reservação para 196 milhões de litros. Essa ampliação de reserva de água, além de ampliar a segurança hídrica do município, também é importante para o enfrentamento de futuras estiagens e aumento da demanda no abastecimento.

Em casos de desastres ambientais ou falta de energia que impeçam a captação nos rios que abastecem a cidade, essas gigantescas caixas d’água podem garantir o abastecimento até que a captação possa ser retomada. Com essas obras, Campinas passará a ter um total de 93 reservatórios, reforçando assim o abastecimento na cidade.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock