Roda de conversa no Vida Nova inicia a Semana da Dignidade Menstrual
Uma Roda de Conversas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Tempo, na Rua Odete Terezinha Santucci Octaviano (Conjunto Habitacional Vida Nova), marca o início das atividades da Semana da Dignidade Menstrual. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas. A data é celebrada internacionalmente em 28 de maio, conforme a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). A ação conta com a parceria do Projeto Flor (https://web.facebook.com/Projeto-Flor-110173777880584/?ref=py_c&_rdc=1&_rdr).
No dia 28, sábado, das 8h às 14h, haverá distribuição de absorventes nas atividades recreativas que ocorrerão no evento Camp Crew, que incluirá a pintura de grafites no Campinho do Núcleo Residencial Jardim Santa Mônica.
“A falta do acesso básico à higiene para as mulheres que menstruam é um grande desafio e temos de agir no sentido de superar esse problema. Cerca de 25% das jovens brasileiras já faltaram a aulas porque não tinham como comprar absorventes. Trata-se de um fato que vai muito além desse produto de higiene. Agradeço a parceria do Projeto Flor, o que mostra a importância de trabalhar junto com a sociedade civil”, afirmou a secretária Vandecleya Moro.
A data foi criada em 2014, por uma ONG alemã chamada WASH United, com a missão de quebrar o silêncio, gerar mais conhecimento e educar meninas sobre a importância de uma boa higiene íntima no período menstrual.