Connect with us

Geral

Combate à dengue: Prefeitos da RMC fazem reunião de emergência nesta sexta-feira, 8 de março

sexta-feira santa

Nesta sexta-feira, dia 8 de março, prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) estão convocados para uma reunião de emergência para abordar o aumento dos casos de dengue.

O encontro terá início às 9h na Sala Azul da Prefeitura de Campinas e foi convocado pelo prefeito Dário Saadi, de Campinas, e pelo prefeito Gustavo Reis, de Jaguariúna, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC.

A RMC engloba 20 municípios do interior paulista: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. Além dos prefeitos, está prevista a participação dos secretários municipais ou diretores de Saúde de cada cidade.

Advertisement

Gustavo Reis enfatizou a importância da reunião diante da epidemia de dengue e do estado de emergência declarado pelo governador do estado. “É fundamental nos reunirmos para elaborar um plano de ação conjunto no enfrentamento da dengue em nossa região”, afirmou.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, ressaltou que combater a epidemia requer não apenas cooperação entre os gestores, mas também a mobilização de toda a sociedade. “Estamos empenhados em buscar estratégias para combater o mosquito e melhorar a assistência em saúde. No entanto, precisamos do apoio da população para eliminar os focos de reprodução, pois a maioria está dentro das residências”, disse.

A prevenção é a melhor estratégia, sendo essencial eliminar qualquer acumulação de água que possa servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti, principalmente em recipientes como latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. Além disso, é importante vedar as caixas d’água e manter fechados os vasos sanitários sem uso.

Advertisement

Comitê de prevenção: Desde 2015, a Prefeitura conta com um comitê de prevenção e controle de arboviroses, que em 2023 foi renomeado como Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses.

Este comitê reúne 14 secretarias e também conta com a participação da Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa. Suas atividades incluem a análise da situação epidemiológica da cidade e o apoio às ações da Secretaria de Saúde. Mais informações podem ser encontradas no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare