Reunião expõe avanço em projetos da Prefeitura promovidos com a Comunitas
O prefeito Dário Saadi participou, na manhã desta terça-feira, 22 de fevereiro, da reunião de governança da Comunitas, do Programa Juntos. O objetivo do encontro foi apresentar os resultados já obtidos pela parceria entre a Prefeitura e a entidade.
Eu considero fundamental e estratégica essa parceria com a Comunitas para a gestão pública de Campinas”, disse o prefeito. “Nosso interesse é melhorar a eficiência da máquina pública e tornar Campinas uma cidade mais amigável para o empreendedor, com o objetivo de gerar emprego e renda”, completou.
José Roberto Marinho, do grupo Globo, elogiou os avanços apresentados. “Campinas foi um dos primeiros municípios a entrar no trabalho da Comunitas e é muito bom ver as mudanças apresentadas em tão pouco tempo, em especial na área licenciamento urbano”, disse.
Foram apresentados quatro cases de Campinas. O primeiro destaque foi para o cenário econômico e fiscal da Prefeitura. Os dados, expostos pelo secretário de Finanças, Aurílio Caiado, demonstram que, desde 2013, o primeiro superavit de Campinas foi alcançado em 2021, após os ajustes fiscais e financeiros implementados, e também o esforço promovido pela Administração para conter gastos.
Outro ponto que mereceu atenção especial foi o trabalho feito na área de planejamento e urbanismo. Entre as medidas que já têm apresentado resultados positivos, segundo a secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, estão a implantação da plataforma Aprova Fácil ARI (Aprovação Responsável Imediata), a criação do Grupo de Análise de Loteamentos (GAL), o cadastramento de multas, o cadastramento de glebas e o decreto que altera o nível de incomodidade de máxim para médio, aumentando em 76% a área disponível para o setor farmacêutico na cidade.
A gestão de ativos imobiliários também é um projeto que está sendo acompanhado pela Comunitas. Os estudos vão apontar quais são os imóveis da Prefeitura que podem ser alienados, os valores, a proposta de uso e a melhor forma de alienação, o que deve gerar economia e incremento na arrecadação. Os dados foram apresentados pelo secretário de Governo, Michel Abrão Ferreira, e pela diretora de Projetos Estratégicos, Mariana Pfitzner, com a participação dos consultores Bruno Nagli e Sérgio Lopes.
Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
A secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, falou sobre os impactos da participação de Campinas na Jornada da Reforma Administrativa. Entre os pontos citados por ela estão os projetos que compõem o Pacote de Normativas lançado em 2021, que inclui, entre outras medidas, a ampliação da licença paternidade, os estudos sobre teletrabalho no serviço público, implementação de políticas públicas afirmativas na Prefeitura, além da elaboração de uma política municipal de gestão e desenvolvimento de pessoas.
O próximo passo será a implantação do Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas. Campinas está entre as seis cidades selecionadas para participar do programa, junto com Fortaleza (CE), Niterói (RJ), Maceió (AL), Pelotas (RS) e Ribeirão Preto (SP). Ao todo, 23 cidades participaram da seleção.
O objetivo da ação é desenvolver soluções inovadoras para desafios de gestão de pessoas em governos municipais. O programa terá duração de oito meses, entre fevereiro e setembro de 2022. A iniciativa vai permitir a capacitação, análise dos desafios, desenho de soluções e o desenvolvimento de projetos- piloto no setor abordado.
Comunitas
A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, na vida da população.
ria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.