Retorno das aulas de escolas públicas e particulares
O Governo do Estado de São Paulo já fala em retomada das aulas presenciais a partir de 8 de setembro e, para isso, criou uma série de medidas para garantir o menor numero de transmissão do vírus.
Para as regiões que estiverem há 28 dias na fase amarela e estiverem interessadas, poderão fazer esta reabertura para reforço escolar, tutoria e atividades esportivas.
Nas escolas, o distanciamento será de 1,5 metros entre todos, somando-se estudantes, corpo docente e outros funcionários, além de haver uma maior organização nos horários de entrada e saída e que esteja fora daquele período com maior movimentação de transporte público, os intervalos serão feitos em revezamento de turmas e que as aulas de educação física respeitem também o distanciamento e seja feita ao ar livre.
A utilização da máscara é essencial e obrigatória na instituição e dentro do transporte escolar, os bebedouros não poderão ser utilizados e cada aluno ou funcionário deverá ter sua própria garrafa ou copo para esta finalidade e locais como banheiros, lavatórios e etc., deverão ser higienizadas a cada três horas, mas também um pouco antes da abertura dos portões e após o fechamento, assim como os lixos deverão ser retiradas, no mínimo, três vezes por dia.
Lembramos, por fim, que o decreto governamental determinou que apenas quando a população do Estado de São Paulo se mantiver, por 28 dias na fase amarela, é que poderá ter este retorno gradativo. Isso ocorreria em três etapas distintas:
- 1ª etapa: com 35% dos alunos;
- 2ª etapa: com 70% dos alunos;
- 3ª etapa: com 100% dos alunos.