Renan participa do lançamento de amistosos da Seleção Masculina de Vôlei
O prefeito em exercício de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, recebeu na tarde desta terça-feira, 21 de maio, um ídolo do vôlei nacional para apresentar os jogos amistosos que a Seleção Brasileira Masculina disputará nesta semana contra o Canadá, no Ginásio do Taquaral. O evento de apresentação aconteceu na Sala Azul da Prefeitura, onde esteve presente o técnico da Seleção, Renan Dal Zotto, que, como atleta, pertenceu à histórica “geração de prata” do Brasil.
A seleção nacional enfrenta os canadenses às 22h desta quarta-feira, 22 de maio, e volta à quadra às 21h30 de sexta-feira, 24. Os ingressos para as partidas já estão esgotados. Os amistosos terão transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2.
A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei chegou a Campinas nesta segunda-feira, 20 de maio, para um período de treinamento que vai até o próximo sábado, 25. Além dos jogos contra o Canadá, a Seleção treinará ao longo da semana no Ginásio do Taquaral como preparação para a disputa da Liga das Nações. O Brasil estreia na competição internacional no dia 31 de maio contra os Estados Unidos, na Polônia.
Os amistosos da Seleção Masculina de Vôlei em Campinas estão sendo promovidos pela Confederação Brasileira de Vôlei. A organização é do Vôlei Renata em parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Esportes e Lazer.
Para o prefeito em exercício de Campinas, a cidade possui infraestrutura para receber eventos de grande porte como estes dois jogos do Brasil. “É uma honra receber a Seleção. Este é um evento esportivo que, com certeza, atrai o público de toda a região de Campinas. Teremos casa cheia e desejamos um bom jogo a todos”, diz Henrique Magalhães Teixeira.
Além do prefeito em exercício e do técnico Renan, a mesa de cerimônia da apresentação também contou com outro nome conhecido do vôlei brasileiro – o ex-jogador André Heller, campeão olímpico em Atenas (2004) e medalha de prata em Pequim (2008). Atualmente, Heller é embaixador e coordenador técnico do time campineiro Vôlei Renata. “Quero agradecer por mais um evento de sucesso realizado em parceria com a Prefeitura, que tem nos apoiado desde o início do projeto, em 2001, cujo grande objetivo era trazer novamente o vôlei para Campinas, cidade que já foi um celeiro de grandes times e grandes atletas. E também quero agradecer à CBV por trazer a Seleção para Campinas, e à Selmi pela grande parceria com o nosso time”, diz André Heller.
Renan
Como jogador, Renan fez história. Defendeu o vôlei do Brasil em três Olimpíadas e pertenceu à famosa “geração de prata” da Seleção Brasileira que garantiu medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. O treinador revelou que Campinas também faz parte de um momento marcante de sua carreira. “Fico muito à vontade para falar sobre o Ginásio do Taquaral, pois, em 1976, foi onde disputei a minha primeira competição oficial como atleta e depois recebi a minha primeira convocação para a Seleção Brasileira. Jogar no Taquaral agora como treinador da Seleção Brasileira é fantástico”, recorda Renan.
O técnico também elogiou o trabalho conjunto da Prefeitura com o Vôlei Renata. “Não tenho a menor dúvida que trazer um evento dessa natureza para a cidade de Campinas é fantástico para o esporte, para o vôlei e para a comunidade. Fico muito feliz de ver aqui várias frentes da cidade, como as secretarias de Esportes, Desenvolvimento Econômico e de Turismo, enfim, todos reunidos com o mesmo foco. Acho que esse é um modelo muito interessante e tem que ser replicado para o resto do Brasil”, completou Renan.
Sobre os duelos contra os canadenses, a expectativa é pôr um espetáculo na quadra. “A torcida pode esperar dois jogos tecnicamente fantásticos, porque a seleção do Canadá é hoje uma força do vôlei, tem jogado em alto nível”, projeta Renan, que assumiu a Seleção Brasileira em janeiro de 2017 no lugar de Bernardinho.
A mesa na Sala Azul da Prefeitura foi composta ainda pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben; secretário de Esportes e Lazer, Dário Saadi; diretora de turismo Alexandra Caprioli; diretor financeiro da Selmi, Ricardo Bizzigato, e vereadores de Campinas.
Ingressos esgotados
Os ingressos para os amistosos foram trocados por alimentos não perecíveis na semana passada, nas bilheterias do Ginásio do Taquaral, e se esgotaram em pouco tempo. Os produtos arrecadados serão doados para o Banco Municipal de Alimentos de Campinas, que atende 120 entidades assistencias cadastradas, abrangendo cerca de 32 mil pessoas.
Além de destacar o lado social do evento, com a arrecadação de alimentos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, reforçou a parceria das secretarias municipais para promover o esporte em Campinas, com a realização de eventos de várias modalidades. “Com certeza, os amistosos da Seleção vão dar mais visibilidade para Campinas e fortalecer este trabalho para desenvolver o turismo esportivo na cidade”, destacou von Zuben.
O Secretário de Esportes e Lazer, Dário Saadi, também lembrou das melhorias que o Ginásio do Taquaral recebeu com a parceria do projeto de vôlei. “Há cerca de três anos, com uma ordem de serviço assinada pelo prefeito Jonas Donizette, fizemos uma grande reforma em vários setores do ginásio. Mas faltavam algumas adequações e o vestiário do time da casa, o que conseguimos agora, inclusive com a colaboração do Vôlei Renata.” Partes do ginásio, como a fachada, receberam uma nova pintura para sediar os dois amistosos.