Região Sudoeste de Campinas é mais afetada com chuva desta quinta-feira, 13
A chuva em Campinas na tarde desta quinta-feira, 13 de fevereiro, causou a queda de 13 árvores, quatro galhos e um muro, além de deixar outros dois com risco de queda. O maior índice de chuva registrado no dia foi de 18,8 milímetros, medidos no Jardim das Bandeiras, Sudoeste de Campinas. Essa região foi a que teve o maior número de ocorrências: nove de um total de 14.
Entre as ocorrências estão queda de 13 árvores nos bairros Parque Jambeiro (região Sul, sobre a rede elétrica), Vila Aeroporto (2, região Sudoeste), DIC VI (2, Sudoeste), Jardim Santa Terezinha (Sudoeste), Conjunto Habitacional Padre Anchieta (2, Norte), Jardim São Francisco (Sudoeste) e Jardim Paraíso de Viracopos (2, Sudoeste), Jardim Aeroporto de Viracopos (Sudoeste), DIC I (Sudoeste); quatro quedas de galho de árvore no Jardim Paraíso de Viracopos (Sudoeste) e Jardim Santa Terezinha (Sudoeste – sobre beiral de casa, sem vítima ou maiores danos ao imóvel); Jardim Melina I (Sudoeste); Conjunto Habitacional Padre Anchieta (Norte); queda de um muro em Joaquim Egídio (região Leste) e outros dois muros com risco de queda na Vila União e no Jardim das Paineiras.
A CPFL, responsável pela distribuição de energia elétrica em Campinas, já foi acionada para atender os casos de queda de árvores sobre a rede elétrica. Nas demais situações, as equipes de Serviços Públicos farão a retirada das árvores e galhos caídos. Cinco equipes já estão nas ruas para fazer o trabalho de desobstrução de acessos e liberação. Nesta sexta-feira, 14, as 15 equipes trabalharão na limpeza das vias e recolhimento de árvores e galhos.
Até o momento, a Defesa Civil e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) não identificaram pontos de alagamento. Também não há registro de danos em prédios públicos.
Alerta
Campinas recebeu alerta de risco de enxurrada e inundação nesta quinta-feira, 13 de fevereiro. O aviso é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) que indica possibilidade de ocorrer enxurrada em áreas urbanas com alta declividade e de inundação às margens do rio Atibaia, Capivari e afluentes, incluindo os ribeirões das Cabras, Picarrão, Anhumas, Viracopos, os córregos Castelo, Ipaussurama, Santa Isabel, Barro Preto e Taubaté, e outros canais urbanos. Leia mais aqui: https://www.campinas.sp.gov.br/noticias/118664/campinas-tem-alerta-de-risco-moderado-de-inundacoes-dos-rios-atibaia-e-capivari
Serviço
Em caso de dúvidas ou pedido de ajuda
- Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
- Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
- Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência;
- Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores
Post Comment