Reeducandos voltam a colaborar na manutenção de terminais de ônibus
A partir de outubro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) volta a contar com mão de obra de 20 reeducandos, por meio de convênio com o Governo do Estado. Eles atuarão na manutenção de terminais, abrigos e pontos de ônibus, além de realizarem serviços de jardinagem no entorno dos prédios da empresa. A iniciativa estimula a reinserção social de sentenciados do sistema prisional.
Na última segunda-feira, 26 de setembro, foi realizada uma palestra para orientar os colaboradores da Emdec sobre a retomada do programa, visando a convivência harmoniosa com os reeducandos no ambiente de trabalho. O encontro ocorreu na sede do Grêmio Recreativo Esportivo Cultural da Emdec (Gremdec) e contou com a participação de 20 colaboradores da Emdec, das áreas de Serviços e Manutenção, Segurança e Medicina do Trabalho, Segurança Patrimonial e Administrativo/Financeiro.
Focadas em três eixos – respeito, informação e prevenção de conflitos – as orientações foram transmitidas pelo Diretor Técnico do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Prof. Ataliba Nogueira”, Peterson Pantaleão de Souza; pelo Diretor do Centro de Trabalho e Educação, Adílson Douglas Fogaça; e pelo Diretor do Centro de Segurança e Disciplina, Luís Fernando Amaral. O encontro também contou com a participação da Diretora Administrativa e Financeira da Emdec, Marta Pires Barbosa.
A importância de deixar claras as responsabilidades e expectativas em relação ao trabalho desempenho pelos reeducandos foi destacada pelos profissionais. Também foi abordada a relevância de apresentar devolutivas sobre o desempenho apresentado, ao final das atividades.
O último grupo de reeducandos foi recebido pela Emdec em 2019, antes da pandemia de coronavírus. Também naquela época, eles reforçaram as diversas frentes de trabalho realizadas pela área de Serviços Corporativos.