Rede municipal terá ampliação de 30 leitos de UTI até próxima sexta-feira
O Hospital Municipal Mário Gatti terá, até o final desta semana, mais 30 leitos de UTI para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19. Ontem, 15 de março, dez leitos entraram em operação na unidade, outros dez começam a receber pacientes amanhã, 17 de março, e na sexta-feira, 19 de março, mais dez começam a funcionar.
Além disso, dez leitos de enfermaria foram abertos nesta terça-feira no Hospital Ouro Verde e outros 18 também entrarão em operação na sexta-feira. A ampliação inclui mais cinco leitos de UTI no Hospital Metropolitano na próxima semana.
Também será reativado, nas próximas semanas, o Hospital de Campanha na sede dos Patrulheiros, com 36 leitos de enfermaria para casos menos grave. O local, que funcionou no ano passado, está passando por readequações e uma empresa está sendo contratada para fazer a gestão do local.
“Com as ampliações passaremos a ter mais leitos de UTI do que tínhamos no auge da pandemia no ano passado, entre junho e agosto. Mas a capacidade de ampliação é finita, especialmente em recursos humanos e equipamentos”, afirmou o prefeito Dário Saadi em transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta terça-feira.
Atualmente, 138 leitos de UTI estão em operação e outros 31 entrarão em funcionamento nos próximos dias no SUS Municipal, incluindo os 20 novos leitos do Hospital Municipal Mário Gatti que serão abertos até sexta-feira. Além disso, serão acrescidos mais 43 leitos de enfermaria aos 162 existentes no sistema.
O prefeito lembrou que a Covid é a doença extremamente transmissível e que causa mais mortes. “Faço um apelo emocionado para que a população colabore. Por favor, tenha consciência, não vá a festas, mesmo em casa de amigos com dez ou 15 pessoas. Estamos em um dos momentos mais críticos da pandemia e adotando medidas duras para conter a transmissão do coronavírus”, afirmou.