Quintal da Vó: memória, mulheres e resistência
Um quintal não é apenas um quintal. É muito mais do que isso. É uma fonte de resistência, sabedoria e potência. É a mulher, a terra, a preservação, a memória, a ancestralidade, são os afetos.
“Quintal da Vó” é um projeto contemplado pelo Edital de Fomento nº 01/2023 – Lei Paulo Gustavo – Projetos Livres, da cidade de Campinas/SP. Uma realização do Ministério da Cultura junto à Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.
O saguão da Estação Cultura em Campinas recebe a partir das 19h de 07 de fevereiro (sexta-feira), a exposição Quintal da Vó carregada de poética, memórias e potência feminina que pretende despertar sentimentos e trazer reflexões, e tem como fundo a temática da garantia de todos ao direito à memória.
A proposta da mostra é trazer um conjunto de elementos sensoriais que sejam despertados durante a visitação: fotografias impressas em tecido e com pequenas intervenções de bordados (a mãe da fotógrafa, aos 86 anos está também bordando as peças), áudio criado especialmente para a exposição a partir dos quintais e das mulheres que integram o projeto e outros elementos visuais compõem a ambientação.
Uma curiosidade: fotografias das mulheres existem peças em crochê que transitam na imagem em diferentes posições, elas são colchas confeccionadas e pertencentes à avó da fotógrafa , herdadas pela mãe, e que agora pertencem à Fabiana.
O projeto é idealizado e coordenado pela fotodocumentarista Fabiana Ribeiro e com uma equipe formada apenas por mulheres , sendo que 50% da equipe é formada por mulheres negras periféricas. Isso já denota o caminho que nosso quintal irá percorrer. A Curadoria é de Andrea Mendes, comunicação de Fernanda de Freitas, vídeos e edição assinados por Débora Castro, produção artística de Ori Okan e a produção executiva sobre os cuidados de Wannyze Zivko.
O Quintal da Vó também produzirá frutos como um site , mini documentário e publicação digital com a transcrição da transmissão oral de saberes sobre as plantas e ervas usadas no projeto.
Para a abertura haverá a intervenção cênica do espetáculo MARIAS, da arte-educadora Ori-Okan. “Marias” é um conto que narra, em um universo mágico, o encontro de uma criança e a benzedeira do bairro que vivem e a troca de saberes através da oralidade.
Também haverá uma mini-feira com produtos naturais e artesanais
A exposição segue até o dia 09 de março das 8 às 18h, na Estação Cultura, com entrada livre e gratuita..
Agendamentos de visitas monitoradas podem ser realizadas pelo e-mail: [email protected]