Protótipo de Separador de Sementes será mostrado na Feira de Ciências BENTOTEC
Durante oito semanas adolescentes de 16 anos de escolas públicas tiveram a oportunidade de desenvolver novas habilidades e competências para inserção no mercado de trabalho. Eles fizeram parte do Projeto Inovarte, realizado pela Colmeia Social com patrocínio via Lei Federal de Incentivo à Cultura pela GDM. Implementado em duas cidades – Campinas/SP e Porto Nacional/TO – seus resultados estão prestes a serem apresentados. Na Feira de Ciências BENTOTEC, dias 24 e 25 de outubro, das 9h às 21h, uma das maiores de São Paulo, os alunos da ETC Bento Quirino, de Campinas, apresentarão um protótipo de Separador de Sementes no stand da Inovarte.
Para concluir esse desafio, os alunos tiveram oportunidade de desenvolver seu senso crítico e estético, bem como adquirir conhecimento nas metodologias ágeis e a capacidade de solução de problemas. Após cumprirem com uma agenda lotada de atividades como palestras, oficinas, debates, sessões de audiovisual e ações em campo buscando desenvolver o pensamento lógico e tecnológico, os alunos precisavam responder à pergunta norteadora proposta pela GDM, que era: Como podemos auxiliar na separação eficiente de grãos, durante o período de seleção de forma rápida e ágil?
A resposta estará na Feira de Ciências onde o principal desafio era, além de buscar o uso da tecnologia na agricultura, produzir soluções desenvolvidas a partir do MVP – produto viável mínimo – ou seja, a versão mais simples de um produto. “Incentivar projetos como o Inovarte é contribuir para o desenvolvimento dos jovens talentos profissionais”, diz Paula Salomão, coordenadora de Sustentabilidade da GDM.
Como os adolescentes participaram de oficinas temáticas e aprenderam a integrar estratégias de Design Thinking para refletir e solucionar problemas reais, a Colmeia Social acredita que as atividades culturais ajudam a estimulá-los a trazer esse tipo de solução que impacta tanto a comunidade escolar quanto empresas interessadas. “O Inovarte terá a honra de expor os projetos em uma das maiores feiras de Ciência de São Paulo. Vamos mostrar os resultados alcançados quando integramos arte, educação e tecnologia voltadas para o desenvolvimento social sustentável da nova geração” comenta Andrea Moreira, gerente executiva da Colmeia Social.
Sobre a GDM
GDM é um grupo global que pesquisa, desenvolve e comercializa produtos com propriedade intelectual em genética de plantas de cultivos extensivos. Está presente no Brasil há 20 anos e na Argentina desde 1982. Opera em 15 países com 3.400 colaboradores.
Nesta edição, questões relativas à biotecnologia e desenvolvimento social em comunidades rurais integram os temas do Inovarte 2024.
Sobre a Colmeia Social
A Colmeia Social é uma organização fundada em 1975 que tem o propósito de contribuir para os direitos da criança, adolescente e idoso, por meio de ações sociais focadas em saúde e cultura. Braço social do Grupo YABÁ, para projetos Sociais e Culturais, realiza projetos apoiados via Leis de Incentivo Fiscal e/ou verba direta integrando a estratégia de negócio das empresas às necessidades da sociedade. A organização social atua com inovação educativa e integra temas de cultura, saúde e empreendedorismo em suas ações, contando com a Aflora Cultural como produtora de todos os seus projetos.
Site – https://colmeiasocial.org.br/
Serviço
*Projeto Inovarte Campinas
Realização do projeto de 14.08 a 25.10
Feira de Ciências BENTOTEC – das 9h às 21h
Local: ETEC Bento Quirino – Campinas
Endereço: Av. Orosimbo Maia, 2600 – Cambuí, Campinas – SP, 13024-045
Para mais informações sobre o projeto Inovarte visite: www.projetoinovarte.com.br