Programa “Documenta, escola” inicia formação de profissionais da rede municipal de ensino

Nos dias 28 e 29 de abril aconteceram os primeiros encontros das duas turmas participantes da ação formativa “Os meandros da Educação Infantil na cidade de Campinas: uma (re)visita ao passado através da catalogação de fotografias do CEI Annita Affonso Ferreira”. A ação foi proposta pelo diretor da unidade, Fernando Paulo de Lima, como parte do projeto “Memórias do CEI Annita”, apresentado por ele para participação no Programa “Documenta, escola! Arquivo, patrimônio & memória nas unidades de ensino de Campinas”, oferecido pelo Arquivo Municipal de Campinas.

Segundo Fernando, o objetivo geral será propiciar conhecimentos básicos referentes ao trabalho com acervos arquivísticos, bem como fomentar ações de montagem de um Centro de Memórias do CEI Annita, realizando a mediação entre os conhecimentos da ciência arquivística às especificidades da Unidade Educacional. “Considerando que nossa unidade será a única escola da rede municipal que participará do programa ‘Documenta, Escola!’, voltado à preservação da memória escolar, nosso objetivo é contribuir para a valorização da relação construída ao longo de décadas entre a escola e o bairro Jardim São José, onde fica localizada”, disse Fernando.

Dividido em duas turmas, uma por período, o Grupo de Trabalho proposto pelo diretor será composto por professores, agentes de educação infantil e outros servidores lotados na unidade e irá realizar a catalogação do acervo de fotos antigas que retratam os mais de 50 anos do CEI Annita Affonso Ferreira, desde sua origem como Creche São José, anterior à municipalização. Além disso, o grupo contará com a participação eventual de ex-funcionárias que são referência para a memória tanto da CEI quanto do bairro. Fernando ressalta que a ação propiciará estudos e reflexões sobre as concepções de educação de crianças pequenas e bebês, observando mudanças e permanências ao longo do tempo.

Os primeiros encontros contarão ainda com a presença dos servidores Bruno Soares e Rita Francisco, do Arquivo Municipal de Campinas. Rita atua como Especialista Cultural no Arquivo e, desde 2015, desenvolve ações relacionando memória, patrimônio cultural e educação com os acervos documentais.

 

Segundo Rita, o “Documenta, escola! foi construído a partir de nossa experiência anterior na realização de ações pontuais, conforme demandas apresentadas por unidades escolares, que agora voltam de maneira mais sistemática e, esperamos, mais democrática. Nossa intenção é a construção de uma política pública para o campo e que mais pessoas e unidades possam conhecer nosso trabalho e juntar-se a nós nessa missão de trabalhar temas relevantes para a construção da história, da identidade e da cidadania”.

A participação dos servidores do Arquivo tem a finalidade de partilhar conhecimentos e especificidades relativas ao trato com o acervo, além de acompanhar todo o desenvolvimento do projeto ao longo do ano. Além de Bruno e Rita, Regina Joselita, Chefe do Setor de Arquivo Intermediário, ministrará uma oficina com orientações de conservação e guarda das fotografias que serão trabalhadas pelo grupo.

Por fim, Fernando Lima destaca que todo o trabalho será conduzido tendo em vista os eixos propostos pela Secretaria Municipal de Educação: a valorização da mulher e o meio ambiente. Para o Diretor, iremos “estreitar os laços entre escola e comunidade escolar, valorizando a história e a tradição”.

Sobre o programa

O Programa “Documenta, escola! Arquivo, patrimônio & memória nas unidades de ensino de Campinas” é oferecido de forma gratuita pelo Arquivo Municipal de Campinas, da Prefeitura Municipal de Campinas, e em 2026 acontece em sua primeira edição.

Para participar, as unidades escolares se inscreveram por meio do edital publicado em setembro do ano passado.

Nessa primeira edição, são escolas participantes:

CEI Annita Affonso Ferreira
Rua Manoel Militão de Melo, 31 – Jardim São José II
Projeto apresentado: Memórias do CEI Annita

E.E Elvira de Pardo Meo Muraro
R. Vicente de Marchi, s/n – Jardim Florence
Projeto apresentado: Mostra Cultural Afro indígena

Instituto Educacional Jaime Kratz
Rua Padre Domingos Giovanini, 287 – Parque Taquaral
Projeto apresentado: Memória Jaime Kratz

Saiba mais em: campinas.sp.gov.br/sites/documentaescola/