Geral

Programa contra tabagismo dos Centros de Saúde alcança 70% de sucesso

Na próxima quarta-feira, 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O assunto é tratado com seriedade pela Secretaria de Saúde de Campinas, que desde 2003 mantém, com resultado positivos, o Programa Municipal de Tabagismo. Segundo a coordenadora do Programa, Silzeth Schlichting, em 2017 foram atendidos em torno de mil fumantes que buscaram tratamento. Até abril deste ano, foram recebidas 240 pessoas. E a expectativa é que em 2018 o número ultrapasse o do ano passado. Entre 60% e 70% dos pacientes obtêm sucesso com o tratamento.
Dos 64 centros de saúde da cidade, 22 unidades já aderiram ao programa, que tem como finalidade diminuir o número de fumantes passivos e ativos e, por consequência, as enfermidades, mortes e incapacitações para o trabalho decorrentes da dependência da nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo uma doença.
A dependência da nicotina afeta a saúde de várias formas. É diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, causando 90% das mortes por câncer de pulmão. É considerado agente causador de 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite, enfisema) e 25% das mortes por doença cerebrovascular (AVC).
Sobre o Programa Municipal de Tabagismo
O Programa Municipal de Tabagismo auxilia as pessoas a pararem de fumar oferecendo terapias em grupo, orientações nutricionais e palestras de motivação. Equipes multidisciplinares, com médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, agentes comunitários de saúde, entre outros, atendem os participantes em sessões individuais – quando há necessidade é utilizado tratamento medicamentoso.
A motivação é o principal incentivo para o fumante participar do programa, só de estar ali é um grande passo”, diz a coordenadora do Programa de Tabagismo do Centro de Saúde Santo Antônio, Simone Fernandes.
Benefícios
A coordenadora do Programa, Silzeth Schlichting, explica que já no primeiro dia sem cigarro alguns benefícios são perceptíveis: em 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; em duas horas não há mais nicotina circulando no sangue; em oito horas o nível de oxigênio no sangue é normalizado; entre 12 e 24 horas os pulmões já funcionam melhor. É registrada, também, melhora no olfato e no paladar ao longo dos dias. Os benefícios acontecem, ainda, para todas as pessoas que convivem com o ex-fumante.
Para participar do Programa de Tabagismo, a pessoa deve ir até o Centro de Saúde mais próximo de sua casa e solicitar orientação sobre o grupo de tratamento. É importante ressaltar que alguns CSs passam por reformas e, por isso, as turmas estão suspensas temporariamente. Outros quatro Centros de Saúde devem integrar o Programa de Tabagismo nas próximas semanas: CSs Figueira, Campo Belo, Taquaral e Rosália.
Unidades que mantêm o programa:
Distrito de Saúde Leste:
Centros de Saúde: Costa e Silva (segunda-feira – 9h), Carlos Gomes (sexta-feira – 9h) e Joaquim Egídio (quarta-feira – 16h).
Distrito de Saúde Noroeste:
Centros de Saúde: Valença (quinta-feira – 7h30) e Ipaussurama (quinta-feira – 9h e 15h. Local: Igreja Sra Aparecida – R. Sebastião Carneiro Ribas s/nº – Jd Ipaussurama)
Distrito de Saúde Norte:
Centros de Saúde: Barão Geraldo (quinta-feira – 17h), Padre Anchieta (quinta-feira – 17h), São Marcos (segunda-feira – 17h30), Jd Eulina (quarta-feira – 9h), San Martin (terça-feira – 7h15) e Santa Mônica (segunda-feira – 17h)
Distrito de Saúde Sudoeste:
Centros de Saúde: Jardim Aeroporto (quinta-feira – 16h), Santo Antônio (quarta-feira – 17h), São Cristóvão (sexta-feira – 7h), Capivari (segunda-feira 16h), Vila União (quinta-feira – 16h30) e DIC III (quinta-feira – 17h)
Distrito de Saúde Sul:
Centros de Saúde: Carvalho de Moura (segunda-feira – 10h), Paranapanema (quarta-feira – 7h), Santa Odila (quinta-feira – 08h), Vila Ipê (quinta-feira – 18h) e Vila Rica (quarta-feira – 17h)
Os endereços das unidades podem ser consultados no link:
http://www.campinas.sp.gov.br/governo/saude/unidades/centros-de-saude/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock