Procuradores do último concurso da Prefeitura se apresentam à população
Os procuradores que ingressaram no último concurso da Prefeitura de Campinas participaram de uma foto oficial nesta terça-feira, 14 de março, na escadaria do Paço Municipal. No total, são 26 profissionais que iniciaram a carreira na municipalidade entre maio de 2018 e agosto de 2022. Todas as vagas deste concurso foram preenchidas. Na época, o certame atraiu quase 6 mil inscritos.
A recomposição dos quadros de procuradores municipais ocorreu entre maio de 2018 e agosto de 2022. Além de substituir profissionais aposentados, também foram abertos novos postos de trabalho. “As novas procuradoras e procuradores têm contribuído com a melhoria da qualidade do trabalho da Procuradoria Municipal, pois possuem formação jurídica contemporânea e nova dinâmica de trabalho”, destacou o secretário municipal de Justiça, Peter Panutto.
Conforme o titular da pasta, a recomposição dos quadros dos procuradores, aliada à criação da Procuradoria Municipal de Campinas e à da Secretaria Municipal de Justiça, por meio da Lei Complementar 255/2020, trouxe outro benefício muito relevante ao município. “Resultou no aumento da recuperação de crédito tributário pelo município e no aumento de êxitos em processos judiciais pela Administração Pública Municipal”, afirma.
Segundo o Procurador-Geral do Município, Carlos Henrique Coutinho do Amaral, os procuradores estão lotados em diversas áreas especializadas. Seu papel dentro da procuradoria é verificar a legalidade dos atos da administração para que se possam instituir as políticas públicas. “Todo ato que as secretarias e o prefeito propõem sempre passam pelo crivo da procuradoria, trazendo segurança para os gestores e para o chefe do executivo.”
Coutinho do Amaral também reforçou a ampliação da arredação do município. Esses recursos são importantes para a manutenção dos serviços e políticas públicas empreendidas pela administração, explicou.
Ingressantes de 2019, os procuradores Renan dos Reis Mendonça Chaves e Isabella Vieira do Nascimento afirmaram que a fotografia oficial é uma solenidade que marca a conclusão do concurso e apresenta os procuradores empossados à sociedade.
Segundo Renan e Isabela, foi uma seleção de altíssimo nível que aprovou servidores com formação humanística sólida e elevado conhecimento jurídico e quem ganha é a população de Campinas, que passa a somar esforços na defesa judicial e extrajudicial do Município.
A dupla destaca que o reforço no quadro de Procuradores fortifica a defesa do município de Campinas, o que tem por consequência a melhoria da prestação do serviço em favor dos munícipes.