Processo formativo debate cultura de paz com gestores da Assistência
Gestores das Secretarias Municipais de Assistência Social e Segurança Alimentar (SMASA) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania participaram nesta quarta-feira, dia 29, do último encontro do processo de formação da Gestão Integrativa. Realizado na sede do Rotary Club, em Campinas, o evento reuniu 65 gestores para debater a cultura de paz com o diretor do Departamento de Cidadania, Fábio Custódio.
Desenvolvido em parceria com a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), o processo teve nove edições ao longo de 2017 e discutiu assuntos como trabalho em equipe, assédio moral, rotinas administrativas e estresse e qualidade de vida. Segundo a coordenadora de Gestão de Pessoas da SMASA, Elaine Pinheiro, o objetivo dos encontros é promover a construção de um ambiente de trabalho mais harmonioso, colaborando “na formação dos gestores a fim de terem um entendimento melhor do cotidiano das equipes de trabalho”.
Este é o terceiro ano em que a formação é oferecida e a Secretaria já está elaborando o planejamento para 2018, a partir de avaliação com os próprios gestores, “os temas são sugeridos por eles a partir das necessidades de suas equipes”, disse Elaine.
De acordo com o diretor de Cidadania, Fábio Custódio, que ministrou a palestra desta quarta-feira, foi a primeira oportunidade de discussão sobre o tema cultura de paz junto aos gestores das duas secretarias. “Nesse primeiro momento foram trabalhados os conceitos de paz no percurso histórico, os embasamentos teóricos formuladores da proposta de cultura de paz e as ideias básicas para o desenvolvimento de ações práticas neste âmbito nos espaços de gestão social das duas secretarias”, afirmou.
Segundo Custódio, o tema será aprofundado em uma segunda discussão para o próximo ano da formação com o objetivo de “avançar nessas propostas, que deverão ser formuladas pelas próprias equipes, partindo, então, da teoria para a práxis”, afirmou.