Previsão do tempo aponta possiblidade de tempestades
De acordo com Cepagri da Unicamp a previsão do tempo para a sexta-feira (30), é de nebulosidade alternando períodos de céu parcialmente nublado e céu nublado, e pancadas de chuva/temporais a partir da tarde. Com valores elevados de energia potencial disponível para convecção, são esperados temporais que podem acarretar tempo severo (além de chuva localmente forte, grande incidência de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e possibilidade de granizo), e esses temporais podem ter duração superior a 1h e afetar uma área mais ampla, inclusive várias cidades simultaneamente, tipicamente com picos de intensidade e severidade, seguidas por chuvas mais leves e persistentes, sendo necessária cautela com relação ao volume e intensidade das chuvas e riscos associados às rajadas de vento.
Os modelos matemáticos de previsão do tempo não indicam volumes elevados de chuva na região; no entanto, a condição atmosférica sugere a possibilidade de eventos de chuva extrema (por volume ou intensidade). As temperaturas ficam entre 18 e 27ºC.
O final de semana segue com essas características, reforçando o potencial para ocorrência de tempestades severas, com características semelhantes às supracitadas, inclusive com maiores probabilidades de granizo e vendaval. No sábado (31), último dia de 2022, as temperaturas ficam entre 19 e 27ºC, e no domingo, primeiro de janeiro de 2023, entre 19 e 28ºC.
A segunda-feira (02/01) mantém características parecidas, e entre terça e quinta-feira, dias 3 a 5, um novo fluxo canalizado de umidade sobre SP e a influência da Alta da Bolívia deverão configurar uma situação semelhante à do início de dezembro de 2022, com chuvas recorrentes e temporais, com indicativos que vêm já há algum tempo apontando para dias chuvosos, com volumes elevados e picos de intensidade. Esses indicativos para o começo de janeiro serão monitorados e novas atualizações serão divulgadas no começo da próxima semana.