Connect with us

Geral

Saiba onde conseguir preservativos gratuitamente no Carnaval de Campinas

preservativos gratuitamente

Às vésperas do Carnaval de 2024, a Secretaria de Saúde de Campinas reitera as orientações para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante o período festivo, além de distribuir preservativos gratuitamente.

Todos os 67 centros de saúde e o Centro de Referência em IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais estão distribuindo camisinhas durante seus respectivos horários de funcionamento.

Além disso, todas as unidades receberam materiais educativos, como folders e banners, e as equipes estão prontas para oferecer orientação e realizar testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C aos pacientes.

Advertisement

Os métodos de contracepção disponíveis no SUS de Campinas são:

  • Camisinha
  • Anticoncepcional oral
  • Anticoncepcional injetável mensal e trimestral
  • DIU de cobre
  • DIU hormonal Mirena
  • Implante subdérmico de etonogestrel (implanon)

Quanto à profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), como parte da estratégia de prevenção combinada, a Secretaria de Saúde destaca sua oferta. A PEP é destinada a pessoas que tiveram relações sexuais desprotegidas ou em casos onde a ruptura do preservativo é percebida após o ato, implicando algum risco de infecção pelo HIV.

O médico infectologista Josué Lima, coordenador do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, explicou que a PEP deve ser buscada nas primeiras 2 horas após o risco e até no máximo 72 horas depois da relação de risco. “A pessoa deverá tomar antirretrovirais durante 28 dias e, mesmo tendo corrido risco de exposição ao HIV, não será infectada”, esclareceu.

Durante os dias úteis, o medicamento está disponível no Centro de Referência, das 7h às 17h. Já nos finais de semana e feriados, a busca deve ser feita no pronto-socorro do Hospital Mário Gatti. No local, a pessoa explica a situação e solicita a PEP, conforme detalhou Lima.

Advertisement

Serviço: Os endereços e horários de funcionamento dos 67 Centros de Saúde estão disponíveis neste LINK.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare