Prêmio Gente que Inova: Secretaria de Gestão de Pessoas divulga finalistas
A Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas divulgou, no Diário Oficial desta segunda-feira, 27 de março, os nove finalistas do Prêmio Gente que Inova. Foram 44 projetos inscritos e 36 homologados, sendo 15 para a categoria Inovação, 15 para Promoção à Saúde e seis para Políticas Afirmativas. Vencedores serão conhecidos no dia 26 de abril, em evento no Salão Vermelho.
Na categoria Inovação, os três projetos finalistas são: Implementação do teletrabalho no Departamento de Licença Ambiental durante as restrições de isolamento de correntes da pandemia da covid-19; Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA Campinas); e Implementação de Declaração de Estabelecimento Responsável.
Dos inscritos na categoria Promoção à Saúde, estão concorrendo os projetos: As práticas sobre o processo de envelhecer e do cuidar em saúde; Vigilância das condições crônicas não transmissíveis na atenção primária do município de Campinas; e Coberturas vacinais, trajetória e estratégicas para o alcance das melhores taxas no município de Campinas.
Na categoria de políticas afirmativas, os finalistas são: Gama – Guarda Amigo da Mulher; Grupo de fortalecimento de mulheres com o Círculo de Cultura; e Formação de servidores públicos para a atuação em comissões de heteroidentificação.
“Todos os projetos inscritos no prêmio são ótimos e merecem ser compartilhados e quem sabe usados em outras áreas. Nossos servidores desenvolvem em seus locais de trabalho ações que melhoram o atendimento e a qualidade de vida da população. Temos nove finalistas, mas todos os inscritos estão de parabéns”, disse Fábio Custódio, diretor de Apoio à Gestão e Projetos Integrados.
Fábio Eon, integrante da Banca Julgadora dos projetos, também elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Os gestores estão de parabéns pela iniciativa. Os projetos são maravilhosos. Todos são de excelência”, disse. Eon é coordenador de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Naturais na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).
O servidor que vencer individualmente ou o que for responsável pela equipe vencedora receberá, além de um certificado de participação, um fim de semana em um hotel da região de Campinas.
O Prêmio
Entre os objetivos, com o Prêmio, a Prefeitura busca reconhecer e valorizar os servidores que contribuem para o aprimoramento das ações do poder público com eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas; para a elaboração e implementação de políticas públicas afirmativas, que fomentem a diversidade; e as práticas de inovação de gestão municipal e melhoria das práticas já existentes.
A Banca Julgadora – composta por pessoas vinculadas a universidades e a outros órgãos públicos e privados – analisou os projetos entre 10/02/23 e 20/03/23 e votou nos projetos considerando quatro critérios de avaliação: I – Intersetorialidade; II – Gestão Participativa; III – Economia Criativa e IV – Visão global e Integral do Setor Público.
Cada critério de avaliação podia pontuar no máximo 25 pontos, totalizando 100 pontos conforme o item 5.5 do Regulamento. Os projetos, então, foram classificados de acordo com a pontuação recebida e não houve empate.
Finalistas por ordem de inscrição
Inovação
Implementação do teletrabalho no Departamento de Licenciamento Ambiental durante as restrições e medidas de isolamento de correntes da pandemia de COVID – 19
Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal – SIM-POA Campinas
Implementação de Declaração de Estabelecimento Responsável
Promoção à Saúde
As práticas sobre o processo de envelhecer e do cuidar em saúde
Vigilância das Condições Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária do Município de Campinas – “Conhecer para cuidar melhor”
Coberturas Vacinais, trajetória e estratégias para o alcance das melhores taxas no município de Campinas
Políticas Afirmativas
Gama – Guarda Amigo da Mulher
Grupo de Fortalecimento de Mulheres com o Círculo de Cultura
Formação de servidores públicos municipais para atuação em comissões de heteroidentificação
Outras informações sobre o Prêmio podem ser acessadas em
https://souservidor.campinas.sp.gov.br/pt-br/node/108.