Geral

Prefeitura presta orientação para candidatos a bolsas de estudo na China

A Prefeitura de Campinas recebeu nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, dezenas de candidatos interessados às vagas de bolsas de estudo na China. O programa oferecido a moradores de Campinas faz parte de um acordo entre a Prefeitura e a Universidade de Minjiang, da China. A parceria é fruto da relação de cidades-irmãs entre Campinas e Fuzhou, onde está localizada a universidade. Realizado em dois períodos, o encontro no Salão Vermelho buscou orientar e tirar dúvidas sobre os documentos necessários para participar do processo seletivo. Com duração de dois anos, as bolsas de estudo disponibilizadas gratuitamente são de iMBA (International Master of Business Administration).

 

 

 

Presente nas duas recepções aos candidatos, o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, relatou a sua experiência no ano passado durante visita à Universidade de Minjiang, onde está a Newhuadu Business School (Escola de Negócios Newhuadu), responsável pelo iMBA. “Participei de um seminário e permaneci por lá durante alguns dias. Por isso, posso assegurar a vocês que é uma universidade de alto nível, uma das melhores da China. Ela possui uma excelente estrutura, uma grande biblioteca com conteúdo em inglês, os alojamentos parecem mais um hotel pela qualidade e a comida é muito boa. Você já começa com um café da manhã reforçado”, destacou.

 

 

 

 

No final de 2018, em missão oficial, o vice-prefeito viajou durante um mês pelo território chinês. Na ocasião, ele visitou o município de Fuzhou, cidade-irmã de Campinas. Henrique Magalhães Teixeira informou ainda aos candidatos que o atual presidente da República Popular da China, Xi Jinping, já foi presidente da Universidade de Minjiang. “A universidade está com uma mentalidade aberta ao mundo, por isso vocês irão encontrar estudantes de diversos países”, acrescentou o vice-prefeito.

 

 

 

 

Sem limites de vagas e com início previsto para setembro, o programa de iMBA oferecido é de especialização em “Empreendedorismo, Inovação e Gestão”. Para se candidatar, além de morar em Campinas, o interessado precisa atender a três pré-requisitos: ter curso de bacharelado concluído em qualquer graduação, nota mínima de 5,5 no IELTS Acadêmico (Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa) ou equivalente em teste de proficiência em inglês e ter menos de 50 anos. Além da bolsa totalmente custeada, o estudante receberá uma ajuda de custo mensal durante os meses acadêmicos para os gastos com alimentação e moradia no alojamento da universidade.

 

 

 

 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben, a oportunidade de estudar em um dos países que mais se projetou mundialmente nos últimos anos abrirá muitas portas para os futuros bolsistas campineiros dentro e fora do Brasil. “Queria destacar o papel da Prefeitura em construir essas relações internacionais, sendo que a maioria das cidades não têm isso ou é muito limitado. Os relacionamentos internacionais entre as cidades visam também construir parcerias comerciais, com atração de empresas para a nossa cidade ou facilitar que as empresas de Campinas possam exportar. A abrangência destas relações passa por várias áreas e vocês agora estarão fazendo parte desse processo de relacionamento do ponto de vista educacional, que sem dúvida alguma será muito enriquecedor.”

 

 

 

 

O programa das bolsas foi lançado em 22 de janeiro pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e as pré-inscrições se encerraram em 15 de fevereiro. Do total de 274 pré-inscritos, 77 conseguiram comparecer nesta quarta-feira nos encontros promovidos pelo Departamento de Cooperação Internacional, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

 

 

 

Os esclarecimentos aos candidatos foram feitos pelo diretor de Cooperação Internacional, Tak Chung Wu. Além de sanar as principais dúvidas dos candidatos, o diretor colocou o departamento à disposição para responder outras dúvidas e orientar para a obtenção dos documentos exigidos pela universidade chinesa, responsável pelo processo seletivo. O prazo para os candidatos enviarem, por e-mail, toda a documentação à universidade termina em 15 de abril.

 

 

 

 

Um dos pré-inscritos presentes no encontro, o advogado campineiro Guilherme Tasso, de 37 anos, elogiou a parceria da Prefeitura de Campinas. “Conhecimento nunca é demais. Vim aqui hoje buscar mais informações para tomar a decisão se vou encarar esta grande oportunidade”, disse.

 

 

 

 

O curso

 

Durante os 24 meses acadêmicos, a iMBA de Empreendedorismo, Inovação e Gestão prevê 12 cursos especializados, como Gestão de Projetos, Análise de Negócios, Economia Gerencial, Estudo da Língua Chinesa, entre outros, além de seis matérias eletivas, entre elas “Inovação do Modelo de Negócios” e “Mercado Empreendedor e Capital de Risco”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock