Prefeitura lança edital para contrato de gerenciamento do lixo urbano
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Administração, lançou nesta sexta-feira, 6 de maio, o aviso de reabertura de licitação para seleção da empresa ou de consórcio de empresas que ficará responsável pela varrição, coleta e transbordo do lixo da cidade nos próximos 30 meses ou até que seja firmada uma PPP (Parceria Público Privada). O pregão presencial, que será realizado na Sala Azul da Prefeitura de Campinas, está previsto para ocorrer no dia 26 de maio, às 9h30, e será transmitido ao vivo pela internet, pelo canal https://www.facebook.com/prefeituradecampinas .
O edital com todos os detalhes estará disponível a partir do dia 9 de maio, no Portal Eletrônico licitacoes.campinas.sp.gov.br .
A prestação de serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos do Município de Campinas compreende, além da coleta de resíduos sólidos urbanos, os serviços complementares de limpeza pública e operação de estação de transferência e transbordo.
O contrato do lixo é o maior da Prefeitura de Campinas. São R$ 329 milhões para 30 meses de prestação de serviços. Em termos de volume, durante o período de validade do contrato, a previsão, só para a coleta manual, é de que sejam recolhidas mais de 526,4 mil toneladas de lixo ou 17,5 mil toneladas/mês.
Segundo a secretária de Administração da Prefeitura, Maria Emília de Arruda Faccioni, o pregão será realizado no formato presencial com transmissão on-line a pedido do prefeito Dário Saadi.
“O prefeito ficou muito animado com o sucesso da experiência da licitação da iluminação pública, que foi presencial, e determinou que o pregão do lixo também seja neste formato. A sessão terá transmissão ao vivo, pela internet, para que a população possa acompanhar todo o processo”, disse.
Pregão
Pregão é uma modalidade de licitação que tem como características a rapidez no procedimento e a economia tanto para a administração pública como para o licitante.
O pregão é utilizado para efetuar a aquisição de serviços e bens comuns. No pregão, as empresas dão seus lances em sessão pública, presencial ou eletrônica, e vence a que der o menor preço e atender às condições do edital.