Prefeitura implanta sistema de avaliação do atendimento presencial
A prefeitura de Campinas lançou nesta quarta-feira, 1º de março, um canal para o cidadão avaliar o atendimento presencial do serviço público prestado pela Administração Municipal – o Avalia Campinas. A nova ferramenta é acessada via QR Code. O objetivo é medir o nível de satisfação da população para aprimorar os serviços oferecidos pela prefeitura
O primeiro local a receber o novo sistema de pesquisa é o Porta Aberta do Paço Municipal. Todas as mesas de atendimento do posto possuem um adesivo com o QR Code. Apontando a câmera do celular para o QR Code, o usuário será direcionado para um formulário on-line, no qual, sem precisar se identificar, poderá avaliar o serviço e a mesa em que foi atendido, escolhendo a notas de 1 a 5. O formulário possui também um espaço para o cidadão deixar um comentário sobre o atendimento.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Gestão e Controle, a implantação do Avalia Campinas foi idealizada pelo Grupo de Trabalho de Desburocratização da Prefeitura. “Modernizar e desburocratizar os serviços públicos para facilitar a vida da população é uma das diretrizes da administração do prefeito Dário Saadi. Com este novo canal via QR Code, o cidadão poderá avaliar, de maneira rápida e fácil, os serviços prestados presencialmente pela prefeitura”, explica o secretário de Gestão e Controle, André von Zuben.
O secretário destaca ainda a contribuição da Secretaria Municipal de Finanças, responsável pelo Porta Aberta, para a implantação do novo canal. “Começamos pelo Porta Aberta, mas a meta é estender gradativamente para outros setores da Prefeitura que façam atendimento ao público”, acrescenta André von Zuben.
Outro canal
A prefeitura já disponibiliza no Portal Campinas na Palma da Mão um sistema de avaliação para todos os serviços públicos disponíveis virtualmente. A avaliação do cidadão é feita de forma anônima e a nota da pesquisa varia de 1 a 5.