Prefeitura fecha parques da região Sul e mantém fechadas as áreas das regiões Centro-Leste e Norte

A Prefeitura de Campinas fechou os parques da região Sul da cidade nesta sexta-feira, 13 de março, e manteve fechadas as áreas de lazer das regiões Centro-Leste e Norte. A medida será reavaliada neste sábado, 14 de março.

O decreto 24.175 de 2025, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão, estabelece, como medida preventiva, que as áreas verdes de lazer sejam fechadas à visitação pública quando o acumulado de chuvas, em 72 horas, for a partir de 80 milímetros.

Os parques fechados são:

 Região Sul

– Bosque São José  

– Bosque dos Artistas  

– Bosque dos Guarantãs 

– Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo) 

– Parque Ecológico Benevenuto Tilli 

– Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim 

– Parques das Águas

Região Norte

– Bosque Parque da Mata 

– Bosque Sílvia Brandão Bertazzoli Belluci 

– Bosque dos Alemães 

– Bosque dos Italianos 

– Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão Filho 

– Pedreira do Chapadão – Praça Ulisses Guimarães

A Mata de Santa Genebra, na região Norte, também fechou e as atividades previstas no local nesta sexta, 13, foram canceladas. Uma nova data será informada em breve.

Região Centro – Leste

– Bosque Chico Mendes 

– Bosque da Paz 

– Bosque dos Jequitibás  

– Lago do Café  

– Parque Portugal (Lagoa do Taquaral)

Os parques das regiões Noroeste e Sudoeste permanecem abertos normalmente. A lista completa de parques e bosques pode ser acessada neste link: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/parques-e-jardins-dpj-

Ocorrências

A Defesa Civil registrou quatro ocorrências relacionadas às chuvas desta quinta-feira à noite. Foram dois alagamentos em imóveis e duas quedas de árvores. Não houve vítimas e nem desabrigados. Nas últimas 24 horas choveu 54 mm em Campinas. A maior rajada de vento foi de 28km/h às 22h30. A maior velocidade do vento foi de 22km/h às 22h40.  

 

Alagamento de imóvel (dois na região sul) 

Vila Dutra  

Jardim Baronesa

Queda de árvore 

Jardim Bela Vista (rua Roberto Simonsen) 

Loteamento Parque São Martinho (rua Gilman José Jorge Farah) 

 

A Emdec registrou três alagamentos de vias na noite de ontem (12): 

Avenida Dr. Heitor Penteado 

Rua da Abolição 

Rua Maneco Rosa com rua Jacinto Martinelli, em Sousas 

O bloqueio da pista interna da avenida Heitor Penteado, na região da Lagoa do Taquaral, está mantido.

Serviço

Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores; 

Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito; 

Ligue 193, dos Bombeiros, para emergências. 

Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores