Prefeitura divulga gabarito de prova para seleção de conselheiro tutelar
A Prefeitura de Campinas divulgou nesta quarta-feira, dia 5, no Diário Oficial (https://portal-api.campinas.sp.gov.br//sites/default/files/publicacoes-dom/dom/508224696904469695082205.pdf), o gabarito da prova eliminatória para a seleção dos novos conselheiros tutelares da cidade. A prova foi realizada no último domingo, dia 2, e contou com a participação de 136 candidatos. A lista dos candidatos que compareceram também pode ser consultada na mesma edição.
Essa foi a segunda etapa do processo de seleção, que teve um total de 182 inscrições, sendo que 29 candidatos foram considerados inabilitados. A prova objetiva, que testou os conhecimentos dos 153 selecionados nesta fase atual, teve questões de múltipla escolha e uma redação dissertativa/argumentativa.
“A escolha da nova gestão de conselheiros tutelares tem um significado especial este ano, pois iremos ampliar de cinco para seis os conselhos tutelares, o que contribuirá para a ampliação da rede protetiva de nossas crianças e adolescentes”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Os candidatos que obtiverem menos de 70 pontos ou nota zero em qualquer tópico serão considerados inaptos. Eles terão um prazo de três dias úteis para recorrer do resultado. A Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente decidirá sobre os recursos em até 10 dias úteis. Após a decisão, será publicada a lista dos candidatos aptos à avaliação psicológica no Diário Oficial do Município.
A campanha eleitoral terá início em 17 de agosto e irá até 30 de setembro para os candidatos selecionados após a avaliação psicológica. A eleição será realizada em 1º de outubro e a posse ocorrerá em 10 de janeiro de 2024. Com a ampliação de um conselho tutelar, a cidade de Campinas terá uma rede protetiva ainda mais forte e efetiva para garantir a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campinas, formada por oito membros (quatro representantes do poder público e quatro da sociedade civil), tem trabalhado em conjunto para garantir a transparência e a lisura do processo de seleção.