Prefeitura de Campinas sedia noite de entregas do Troféu Arte em Movimento
O Troféu Arte em Movimento foi entregue a artistas, produtores culturais e seus agregados de Campinas, na noite de quinta-feira, 9 de dezembro, no Salão Vermelho da Prefeitura. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, participou do evento, que contou com a entrega de 37 troféus em reconhecimento à diversidade cultural independente da cidade.
O Troféu de Arte em Movimento representa uma linguagem universal, da arte sempre em movimento. O total de troféus para Campinas é de 148, sendo que os próximos serão entregues nesta sexta-feira, 10 de dezembro, às 18h, no Salão Vermelho e, no domingo, 12, às 14h, no auditório da Estação Cultura.
O Troféu Arte em Movimento é uma premiação independente, através de Troféus confeccionados pelo artista plástico e mandaleiro José Pereira Zép, criador e idealizador da premiação, em 2015, na cidade de Diadema (SP), premiando 23 artistas. No ano seguinte, vários artistas pediram ao Zép pra fazer a premiação nos decorrentes anos, atingindo desta vez um número maior de premiados e chamando a atenção de artistas de diversas partes do Brasil.
“O Troféu Arte em Movimento se tornou uma das maiores ferramentas democráticas da cultura no Brasil onde o principal objetivo é colocar todos na mesma linha da igualdade, seja conhecido da grande mídia, sejam famosos, desconhecidos, anônimos”, explicou o próprio Zép.
“Uma construção coletiva, democrática, onde todos deixam de lado suas ideologias, suas bandeiras se tornando um único ponto chamado arte. A essência principal foi a quebra de todas as regras de uma premiação, não tendo categorias, o melhor ou pior, o mais famoso ou o desconhecido, assim, estabelecendo uma linha de igualdade, onde todos têm direito ao Troféu, cujo objetivo é o reconhecimento dos artistas, produção cultural e seus agregados”, acrescentou
“É uma honra receber esse evento em Campinas. Fiquei muito feliz de Campinas ter a relevância nesse projeto que tem o objetivo de mostrar e reconhecer os talentos de todos os artistas que, de fato, fazem arte em movimento na cidade”, disse a secretária Alexandra Caprioli, que também recebeu o certificado e o troféu.
O músico, fundador e líder da banda Reggae Spirit, a primeira do gênero no Interior paulista, Doc Miranda, falou da importância do Troféu para a cidade e região. “Ele não é apenas mais um para nossa prateleira. É a nossa grande consideração à atitude do Zép e toda a comitiva necessária para a realização desse evento que é importante para todos nós que fazemos a cultura se movimentar em Campinas”.
Dr. Sinistro faz parte da comissão do prêmio em Campinas foi um dos primeiros indicados do interior, além de ser o mestre de cerimônia oficial desde 2015. “Em 2017 passamos a indicar pessoas do interior para receber, e a partir de 2018, o Zép autorizou o coletivo Geração Underground, do qual faço parte, a realizar a entrega dos troféus em Campinas”, explicou.
Ao longo das edições – a de 2021 é a sétima – a expansão e alcance do Prêmio foi muito longe, chegando em várias cidades de São Paulo, e a outros estados por meio de comissões e organizações que são os braços dessa premiação. E ultrapassou fronteiras chegando a vários países.