Prefeitura de Campinas entrega ampliação do Centro de Saúde Tancredo Neves, no Novo Campos Elíseos
O prefeito Dário Saadi entregou, na manhã desta sexta-feira, 29 de maio, a obra de ampliação do Centro de Saúde (CS) Tancredo Neves, o Tancredão. É a maior intervenção desde que a unidade foi construída, há 42 anos.
A ampliação, de cerca de 200 metros quadrados, foi executada sem interromper o funcionamento da unidade, que atende uma população de aproximadamente 21,3 mil pessoas da região.
O CS Tancredo Neves fica na avenida Tancredo Neves, 5101, Jardim Novo Campos Elíseos.
Ampliação da unidade
O novo edifício inclui cinco consultórios, sala de reuniões, sala de vacinas, vestiário, sanitários para funcionários e copa. A obra contemplou pintura interna e externa, interligação entre a nova área e a estrutura existente e acessibilidade. O investimento foi de R$ 860 mil, viabilizado por meio de Termo de Acordo e Compromisso (TAC).
“Esse CS foi construído há 42 anos e agora ganhou a maior intervenção em mais de 40 anos. Foi feita uma ampliação com várias salas de atendimento, consultórios, sala de reunião, vestiário, sanitários e copa para os funcionários”, destacou Dário.
O secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, explicou que a ampliação incluiu o sistema de ar-condicionado. “Ficou tudo muito bem construído. Conseguimos colocar sistema de ar-condicionado para permitir a climatização. Tenho certeza de que a população vai poder contar, a partir de agora, com um espaço de alta qualidade que vai prestar um serviço ainda melhor”, afirmou.
A secretária adjunta de Saúde, Deise Hadich, tem uma relação especial com a unidade. São mais de 20 anos de trajetória profissional no local. “O CS Tancredão é um dos nossos centros de saúde mais antigos e essa ampliação era esperada e necessária para melhorar ainda mais o atendimento aos nossos munícipes. Quero parabenizar toda a equipe por mais esse projeto muito importante para essa região tão querida”, disse.
O secretário de Saúde, Lair Zambon, também esteve na unidade para verificar a obra concluída.
Reforma da parte antiga
Deise Hadich adiantou que em meados de julho deste ano têm início as obras de reforma e manutenção da parte mais antiga do prédio, para qualificar o atendimento de todo o complexo.
A coordenadora da unidade, Janaína Franco, reforçou o significado da entrega para quem trabalha no local. “A expectativa é ampliar as equipes da Estratégia de Saúde da Família, receber alunos e residentes com a entrega do novo espaço. E os funcionários, que não tinham área reservada para as refeições, agora têm. A gente está muito feliz”, afirmou Janaína.
Quem também estava na inauguração e aprovou o resultado foi Sônia dos Santos, monitora escolar e paciente do CS Tancredão. Era a primeira vez que ela entrava no novo espaço. “Tem mais salas para os médicos atenderem. Os equipamentos estão bons — as macas, as mesas, cadeiras, tudo novinho. A população vai aproveitar bem”, disse.
Unidades de Saúde
Desde o início do governo Dário Saadi, a Secretaria de Saúde investe em qualificação da estrutura física dos prédios da rede básica de saúde. Mais de 90 unidades passaram por manutenção, reforma e ampliação de grande porte. Outras nove estão em andamento.
Além das reformas, a Prefeitura entregou cinco novos Centros de Saúde, Hospital da Mulher, Centro de Referência e Diagnóstico em Oncologia (CDO) e Centro de Exames e Especialidades Médicas (CEEM) durante o período.