Geral

Prefeitura capacita servidores em autocuidado e prevenção à obesidade

Uma parceria público-privada global entre Prefeitura, Novo Nordisk, ImpactHub e Embaixada da Dinamarca capacita servidores das áreas de Saúde, Educação e Esportes em autocuidado, alimentação saudável, atividade física e saúde mental. O programa Cities Changing Diabetes (CCD) – Cidades Mudando a Diabetes visa prevenir a obesidade e a incidência de diabetes tipo 2 no município. Campinas é a primeira cidade do Brasil a aderir ao programa, presente em mais de 40 cidades do mundo. 

 

 

 

Na manhã desta quarta-feira, dia 26 de abril, os profissionais participaram do segundo encontro presencial do programa, que aconteceu no CEU Esperança, no Jardim São Marcos. Na formação, servidores de diferentes categorias – enfermeiras, médicas, cozinheiras, profissionais de educação física, nutrição e da direção pedagógica da escola – são convidados a pensar sobre aspectos de autocuidado e hábitos saudáveis em relação à sua alimentação, prática de atividade física e apoio à saúde mental, passando também pela identificação de situações de insegurança alimentar. 

 

 

 

 

De acordo com Isis Gomes, coordenadora do CCD Campinas, os participantes estão desenvolvendo uma proposta de intervenção sobre o tema entre as três secretarias, com foco comunitário, que será oferecida à população ainda no primeiro semestre. “O foco da formação é primeiro mudar hábitos de vida do servidor que participa da formação e, depois, oferecer aos usuários dos serviços em que o profissional atua. O feedback dos participantes tem sido bem positivo”, colocou. 

 

 

 

 

O projeto-piloto está sendo desenvolvido na região de abrangência do Jardim São Marcos. Serão 12 horas/aula de formação com três encontros presenciais e um fechamento virtual. A primeira aula, no dia 17 de abril, foi sobre autocuidado. O encontro de hoje teve como tema atividade física e saúde mental e o próximo será no dia 28, sobre alimentação saudável e segurança alimentar.

 

 

 

 

O conteúdo foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, pela orientação do programa de Residência Multiprofissional em Educação Física, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, pela área de Nutrição do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, junto à Secretaria de Educação, e pela organização de inovação social ImpactHub.

 

 

 

 

Após a capacitação no São Marcos, a formação com a mesma metodologia de inovação social será oferecida aos servidores de Saúde, Educação e Esportes dos outros quatro territórios apontados para o projeto. São eles: Parque Itajaí, Jardim Conceição, Jardim Nova América e DIC VI.

CCD Campinas

 

O programa Cities Changing Diabetes Campinas (CCD Campinas) foi lançado em março, com o objetivo de fortalecer iniciativas de redução da prevalência da obesidade, visando também achatar a curva da incidência do diabetes tipo 2, em longo prazo, em Campinas. No evento de lançamento, o prefeito Dário Saadi assinou a “Declaração do Diabetes nas Cidades”, uma carta de compromissos que os municípios participantes do Cities Changing Diabetes assinam ao aderir ao programa e que define os cinco princípios que direcionam as ações: Promoção da Saúde, Equidade, Saúde em tudo, Engajamento Comunitário e Parcerias. 

 

Ações já desenvolvidas em Campinas

 

 

Campinas já conta com diretrizes para cuidado de pessoas com doenças crônicas; programa municipal de alimentação nas escolas, em parceria com a Ceasa; praças esportivas espalhadas pela cidade; parceria entre esportes e educação para promoção de atividade física nas escolas. 

 

 

 

Diabetes

 

 

A diabetes tipo 2 é aquele que aparece ao longo da vida, muitas vezes em razão da hereditariedade, má alimentação e sedentarismo.

 

 

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, são 537 milhões de pessoas com a doença no mundo e 17 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Governo Federal. 

 

 

Já o cenário da obesidade conta com cerca de 764 milhões de pessoas no mundo, de acordo com o World Obesity Federation, e cerca de 26% da população do Brasil, alcançando 41,2 milhões de adultos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020). 

 

 

Em Campinas, estima-se que entre 80 e 100 mil pessoas tenham diabetes. Já a obesidade, atinge cerca de 26% da população, com maior prevalência na faixa de renda de até um salário-mínimo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock