Prefeito visita hospitais e apela para que os jovens evitem aglomerações
O prefeito Dário Saadi visitou o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e o Hospital Metropolitano na manhã desta quarta-feira, dia 17 de março, para ver a estrutura montada para o atendimento de pacientes internados com Covid-19 em Campinas e as possibilidades de ampliação de leitos na Rede Mário Gatti.
“A situação é dramática. Essa doença está cada vez mais terrível e agora está afetando cada vez mais os jovens. Muitos jovens estão intubados, prestes a morrer por essa doença. Por isso, mais do que ampliar leitos e a estrutura de atendimento, temos que nos preservar, evitar aglomerações e tomar todos os cuidados possíveis”, afirmou.
Para o prefeito, só impedindo a transmissão do vírus é que essa luta será vencida. “Eu faço um pedido, principalmente aos jovens que gostam de frequentar festas, que não façam isso. Vamos vencer esse vírus que está cada vez mais mortal. Não aglomere e nos ajude a convencer outras pessoas a não aglomerar”, disse.
Até a semana passada, o Hospital Mário Gatti contava com 14 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid. Mais dez entraram em operação na segunda-feira, dia 15 de março. Outros dez estavam previstos para entrar hoje e mais dez na sexta-feira, mas está havendo dificuldade de alocação de recursos humanos, especialmente médicos, pela empresa contratada.
As equipes, informou o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, já estão definidas pela empresa e precisam ser remanejadas dos locais onde atualmente prestam serviços. “Ela tem até sexta-feira para fazer isso e estamos tentando antecipar o prazo para viabilizar a operação rápida dos novos leitos”, afirmou. O Hospital Mário Gatti terá, assim que a dificuldade de recursos humanos for resolvida, 44 leitos exclusivos para pacientes com Covid.
O mesmo problema está ocorrendo no Hospital Metropolitano, que foi encampado pela Prefeitura para fazer frente à necessidade de leitos. Serão 15 estruturas de UTI, das quais nove estão em operação. Os outros seis leitos dependerão da disponibilização de recursos humanos pela empresa contratada.
Nesta quarta-feira, o Hospital Ouro Verde converteu cinco leitos de UTI destinados a pacientes não Covid, para receber doentes graves infectados pelo coronavírus. Essa estrutura entra em operação amanhã. Parte dos 28 leitos novos leitos de enfermaria, previstos para o Ouro Verde, começa a operar na próxima sexta-feira e o restante, na segunda-feira.
Além disso, está sendo feito um levantamento nas unidades da Rede Mário Gatti, incluindo os dois hospitais municipais e as unidades de pronto atendimento (UPAs) para avaliar onde novos leitos de enfermaria poderão ser instalados se a Covid continuar a avançar na cidade.