Prefeito destaca fiscalização no cumprimento da Fase Vermelha na cidade
A Guarda Municipal de Campinas atendeu 882 ocorrências de descumprimento de medidas sanitárias desde que começou a nova Fase Vermelha na cidade, decretada pelo município a partir do último dia 3 de março, até ontem, dia 9. A informação foi dada pelo prefeito Dário Saadi na tarde desta quarta-feira, dia 10 de março, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.
“Além das ações que estamos mostrando de ampliação de leitos, e ainda aquelas que a Prefeitura de Campinas tomou de restrições e medidas de contenção, nós estamos trabalhando na fiscalização”, explicou o prefeito.
Dário Saadi destacou que 661 dessas ações da Guarda Municipal foram resultado de denúncias sobre o descumprimento de medidas sanitárias. Outras 221 ocorrências foram realizadas pelas equipes da GM em apoio a fiscais da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e de Serviços Técnicos Gerais de Campinas (Setec).
Também continuam sendo realizadas rotineiramente fiscalizações da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, e da força-tarefa da Prefeitura, que reúne fiscais de várias Pastas.
O prefeito apelou novamente pela colaboração da população para seguir as medidas indicadas para conter o aumento da infecção pelo novo coronavírus. “Se a população continuar fazendo festa clandestina, tudo isso (as medidas) perde o efeito. Nestas festas clandestinas, em que as pessoas bebem sem máscara, é onde acontece a maioria das contaminações”, avaliou. “Essa população que não segue os protocolos, aglomera, acaba prejudicando a maioria. Nós precisamos conquistar a consciência das pessoas.”
Denúncias
A Prefeitura continuará reforçando as fiscalizações devido ao período crítico do avanço da disseminação da Covid-19. Os cuidados de higiene devem ser intensificados, assim como o respeito ao distanciamento social a fim de evitar aglomerações.
Quem observar situações irregulares, deve denunciar para os órgãos de fiscalização da Prefeitura pelo telefone 156. A Guarda Municipal de Campinas deve ser acionada pelo 153.