Geral

Prefeito acompanha situação das UTIs para casos de Covid em Campinas

O prefeito Dário Saadi visitou o hospital Ouro Verde na manhã deste sábado, dia 23 de janeiro, para acompanhar a situação dos leitos de UTI do SUS Municipal. Durante a madrugada, a ocupação chegou a 100% dos leitos na rede municipal. No final da manhã, por conta de alta, três leitos já tinham sido liberados. Entre os leitos de enfermaria, estavam disponíveis oito vagas, mas com pessoas aguardando. “Estamos acompanhando 24 horas o percentual de ocupação dos leitos”, salientou o prefeito. “Isso é um processo muito dinâmico, as altas vão acontecendo e novos pacientes vão chegando”, disse Dário.


O prefeito disse também que a Administração está providenciando a abertura de mais 15 leitos na rede municipal e solicitando ao Estado que a Unicamp também libere mais leitos para tratamento de pacientes Covid. Semana passada, a Prefeitura recebeu do Estado um aporte de R$ 12 milhões para investir nas UTIs Covid e um comprometimento de ampliação de vagas no hospital da Unicamp. “Temos condições de abrir novos leitos. A Unicamp deve ampliar em mais 13 leitos e o SUS Municipal mais 15, com isso chegaremos a 128 vagas de UTI disponíveis”, informou Dário.

Na manhã deste sábado (23/01), Campinas conta com um total de 90 leitos de UTI no SUS Municipal e 132 na rede particular, que está com cerca de 80% de ocupação. O hospital Ouro Verde é o maior depois de São Paulo em disponibilidade de leitos UTI e enfermaria Covid no Estado, com 40 vagas na terapia intensiva e 46 na enfermaria.


Apelo

Com a situação crítica dos leitos, o prefeito pediu a colaboração e a compreensão da população neste momento, evitando aglomerações, mantendo o distanciamento social e a higienização das mãos e uso de máscaras. Ele também enfatizou que a responsabilidade deve ser principalmente dos jovens, que, apesar de apresentarem um percentual baixo de gravidade, acabam levando o vírus para casa e transmitindo aos mais velhos. “Também entendemos a situação do setor produtivo da cidade, bares, restaurantes, mas devemos priorizar a vida”, completou.
 

Vacinação


Até a manhã deste sábado, 3.362 doses da vacina contra a Covid já tinham sido aplicadas nos profissionais que trabalham diretamente na assistência dos casos de Covid-19 em hospitais públicos, privados, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Samu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock