Pq. Taquaral ganha colmeia do projeto “Campinas, Cidade Amiga das Abelhas”
A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, entregou nesta quinta-feira mais uma colmeia artificial que contém uma colônia de abelhas sem ferrão, instalada no Parque Taquaral. A colmeia faz parte do projeto “Campinas, Cidade Amiga das Abelhas Nativas” e integra as atividades do aniversário de 41 anos da Fundação e de 248 anos de Campinas – ambos comemorados hoje, dia 14 de julho.
Instalada entre os portões 5 e 7 do parque, a colmeia produzida pelo homem localiza-se ao lado do Planetário e do plantio de mudas nativas feito recentemente pela equipe da Mata. A colmeia é parte do projeto que inclui também o meliponário (local de criação de abelhas, onde são instaladas diversas colônias), situado na Mata de Santa Genebra, e da colmeia instalada em frente ao Paço Municipal, inaugurados em novembro de 2021.
“O projeto Campinas, cidade amiga das abelhas nativas foi idealizado para despertar a conscientização ecológica junto à população, promover a cultura da criação e destacar a importância da conservação das abelhas brasileiras sem ferrão, que são polinizadores chave de nossa biodiversidade”, afirmou o presidente da FJPO, Cidão Santos.
O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Campinas; Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) – Mata de Santa Genebra; Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Conta com apoio da Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo (Amesampa) e pesquisadores da Embrapa.