Geral

Pernas: varizes e vasinhos atingem 3 em cada 10 brasileiros

Os dias mais quentes expõem um problema que afeta uma em cada três pessoas: as varizes e os vasinhos. Comum principalmente entre as mulheres, as varizes se tornam uma grande vilã da saúde e do bem-estar nesta época do ano. É que mesmo com o calor, muitas mulheres que têm veias dilatadas não se sentem à vontade para usar saias, vestidos e shorts, aumentando o desconforto.

Mas é possível tratar e resolver o problema. A médica Elen Martins, especialista em cirurgia vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, explica que o tratamento adequado garante pernas bonitas e saudáveis para aproveitar os dias quentes com mais conforto, tranquilidade e segurança. A médica atende no Instituto Santé D´Ór, em Sumaré, e na Clínica Bellederm, em Campinas.

As varizes e os vasinhos surgem quando as veias das pernas não conseguem retornar o sangue para o coração e se dilatam. Quando pequenas, são chamadas de vasinhos e têm baixo risco de complicações. As varizes, porém, podem gerar desconforto, inchaço coceira e formação de coágulos que podem ser desprender e parar no pulmão.

A médica explica que a doença varicosa pode ser classificada em dois tipos:  primárias, que aparecem influenciadas pela tendência hereditária; e secundárias, que aparecem com o passar do tempo e exposição a alguns fatores de risco, como obesidade e o número de gestações. E entre estes grupos, a gravidade varia desde um simples desconforto estético até estágios já mais graves que acarretam em compleições como dor, sangramento, vermelhidão, manchas e úlceras”, esclarece a médica.

O tratamento pode ser cirúrgico ou feito com aplicação de substâncias químicas líquidas ou espumosas e até com uso de laser, mas vai depender de caso e do tipo de veias doentes. “Cada pessoa tem características específicas e o tratamento é determinado a partir do diagnóstico”, explica.

Sobre o Instituto Santé D´Or

Especializada em cirurgia plástica, o Instituto Santé D´Or foi fundado em Sumaré, em 1979. A clínica oferece diversas especialidades como Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Fisioterapia, Psicologia e Estética, além de uma série de tratamentos e procedimentos, como reeducação alimentar, tratamento de obesidade, preenchimentos faciais e correção de cicatrizes, entre outros.

Serviço:

Instituto Santé D´ Ór

Rua Antônio Jorge Chebab, 1716, Centro, Sumaré.

Telefone: 3873 1639 / 9 9602 2026

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock