Peça Andêmos comemora 5 anos no Teatro Castro Mendes
Espetáculo do Gato Coletivo Artístico também premia a campanha de popularização do teatro com exposição fotográfica
O último final de semana da Campanha de Popularização do Teatro de Campinas traz uma surpresa especial: a exposição fotográfica Andêmos – 5 Anos, que comemora os cinco anos de estreia da peça escrita por Anderson Zotesso e dirigida por Alice Possani.
Além de curtir a apresentação da peça na Campanha de Popularização do Teatro de Campinas, o espectador ainda poderá percorrer um acervo de mais de 40 fotos produzidas pelo grupo ao longo dos anos, conhecendo desde o processo de criação da dramaturgia entre 2017 e 2018 até a reestreia no teatro de Campinas.
A apresentação da peça ocorre na sexta-feira, 03 de fevereiro, às 20h e terá um gostinho especial, pois traz a estreia da atriz Quesia Botelho interpretando diversos papeis.
Segundo a diretora Alice Possani: “Ter Quesia no elenco é um grande presente para o Gato, que revigora Andêmos a cada temporada. Quem assiste mais de uma vez sempre vai ver algo novo.”
Sinopse da peça
Andêmos conta três histórias de pessoas comuns que vivenciam o heroísmo diário de migrarem de suas terras de origem e buscarem uma vida melhor, longe de casa.
Os personagens Tereza e Inácio são da época dos povoados, fogem para viver um romance;
Francisca se desloca com a filha pequena, em um momento em que pessoas deixam o campo para trabalhar nas fábricas da cidade, em busca do sustento para ela e a filha, como mãe solo;
Rafaela retrata o momento atual, no qual a relação tempo / espaço é comprimida pelo uso de aviões, celulares e outras tecnologias. Após namorar quatro anos pela internet, ela cruza o país para viver o casamento.
A peça ainda traz toda a trilha sonora e sonoplastia executadas ao vivo, com viola, violão, sanfona, saxofone e instrumentos de percussão, fortemente inspirada pela cultura caipira e o samba de bumbo (ou samba rural paulista).
Classificação Indicativa: Livre
Detalhes da exposição
A exposição fotográfica Andêmos – 5 anos é o evento de abertura do projeto “Andêmos: Outras Histórias”, premiado pelo Proac, por meio do edital 02/2022 – Circulação de Espetáculos Teatrais.
Crédito das fotos da Exposição: Maycon Soldan, Lit Studio Fotografia e Uelber Assis.
Programação em outras cidades da região – Proac
Após a exposição que abre as atividades do projeto “Andêmos: Outras Histórias”, o grupo inicia uma série de dez apresentações, passando pelas regiões de Campinas, Ourinhos e ABC paulista (programação em gato.art.br).
Estreia de Quesia Botelho
Uma novidade da apresentação do Castro Mendes é a estreia da atriz convidada Quesia Botelho (Cia. Histriônica) que interpreta diversas personagens e dá um toque especial à peça.
Serviço:
Espetáculo Teatral Andêmos – todas as informações em gato.art.br
Quando: 3 de fevereiro, às 20h
Onde: Teatro Municipal José de Castro Mendes – Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas.
Localização (google maps): https://www.google.com/maps?q=Rua+Conselheiro+Gomide,+62+-+Vila+Industrial+(Campinas),+Campinas+-+SP,+13035-320
Link para fotos – Créditos para Maycon Soldan e Lit Studio Fotografia
Ficha técnica
Direção: Alice Possani
Direção Musical e Trilha Original: Felipe Macedo
Dramaturgia: Anderson Zotesso
Atuação, pesquisa e criação: Anderson Zotesso, Guilherme Campos, Islaine Garcia, Thairine Barbosa.
Atriz convidada: Quesia Botelho
Música ao vivo: Felipe Macedo, Regina Lima e elenco
Cenário e figurinos: Mariana Soares Leme
Coordenação de Produção: Islaine Garcia
Produção Executiva: Fran Romero
Fotografia: Maycon Soldan e Lit Studio Fotografia
Link para ingressos https://teatrocastromendes.com.br/evento/andemos_campanha_popularizacao_2023_teatro_municipal_jose_de_castro_mendes_47867
Antecipado e meia entrada: R$ 10,00
Inteira: R$ 20,00