Connect with us

Geral

Pavoa Bela bota ovos no Bosque dos Jequitibás

ovos-pavao

No Bosque dos Jequitibás, a pavoa Bela, residente do parque há cinco anos, surpreendeu ao começar a botar ovos nesta semana, entre 22 e 26 de janeiro, totalizando cinco ovos. Segundo a veterinária Bianca Mendes, a expectativa é que os pavõezinhos possam nascer em aproximadamente 30 dias, sendo que essas aves têm a capacidade de botar até 26 ovos, duas vezes ao ano.

Com o objetivo de proporcionar um ambiente mais tranquilo para Bela cuidar dos ovos, a veterinária a transferiu para outro recinto. “Agora ela está em um local menor, isolada com os ovos, para minimizar o estresse e facilitar o processo de incubação. Além disso, essa medida visa evitar que outras aves tentem perturbar os ovos”, explica Bianca.

No Bosque dos Jequitibás, além de Bela, dois pavões machos também residem. Segundo a veterinária, um deles estava mais próximo de Bela nos últimos tempos, sendo possivelmente o pai dos futuros filhotes.

Advertisement

A alimentação dos pavões é baseada em uma dieta variada, incluindo frutas como mamão e banana, ração, e folhas como alface e acelga.

O Bosque dos Jequitibás, uma das áreas verdes de lazer mais antigas de Campinas, está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 6h às 18h, na Rua Coronel Quirino, 2, Bosque, com entrada gratuita.

Sobre o Bosque dos Jequitibás:

Advertisement

O Bosque dos Jequitibás, criado em 1884 por Francisco Bueno de Miranda e adquirido pelo município em 1915, é uma rica área verde de lazer em Campinas. Com cerca de 200 animais, entre mamíferos, aves e répteis, alguns vivendo em semiliberdade, o parque também desempenha papel fundamental no apoio à Polícia Ambiental e aos Bombeiros, acolhendo e tratando animais resgatados. A área de mais de 100 mil metros quadrados abriga ainda museus, teatro infantil, parque infantil, lojas de lembranças e lanchonetes, proporcionando uma experiência diversificada aos visitantes.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare