Geral

Pavimento ecológico avança em mais da metade da pista interna da Lagoa do Taquaral

A instalação de piso intertravado na Lagoa do Taquaral está transformando a pista interna do parque. No trecho em que está pronto oferece conforto, mobilidade e acessibilidade aos visitantes, além de evitar o assoreamento da lagoa. Nesta terça-feira, 24 de setembro, a obra, executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, está na altura próxima ao Planetário. Até o momento, o parque já conta com 1.600 metros lineares de piso ecológico instalados na pista interna, ou seja, um pouco mais da metade do local – a pista toda tem aproximadamente 2.700 metros e largura média de 5 metros.

Na Lagoa do Taquaral, há piso intertravado desde a Caravela até o atual ponto. Além da pista, uma área de 350 metros quadrados, com mesinhas e bancos de concreto, perto do bambuzal e da curva, também vão receber piso intertravado e jardins. A área é usada para encontros e piqueniques.

A instalação do piso intertravado foi retomada no final de julho deste ano. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que o uso do pavimento ecológico, na pista que até então era de terra e saibro (material argiloso, com areia grossa e pedaços de pedra), é necessário para evitar um novo assoreamento da lagoa e garante mais mobilidade e acessibilidade aos frequentadores do parque, especialmente para quem tem alguma dificuldade de locomoção, usa cadeira de rodas, carrinhos de bebê, entre outras situações.

“A pista pavimentada proporciona mais conforto e acessibilidade aos frequentadores da Lagoa do Taquaral porque permite mais mobilidade a todas as pessoas. Outro fator importante é que a pista com o pavimento ecológico evita que o saibro seja levado pela água da chuva para dentro da lagoa e cause o assoreamento e comprometimento a vida aquática”, explica o secretário Paulella.

A Lagoa do Taquaral fica na avenida Heitor Penteado, s/n, Taquaral. Funciona todos os dias, 6h às 21h. É um dos mais importantes parques da cidade, tem diversas atrações, como pedalinhos, Caravela, Espaço Taquaralzinho, Planetário, pistas de skate, quadras, campos, entre tantas outras. Recebe até 50 mil visitantes aos fins de semana.

Desassoreamento

A lagoa do parque passou por desassoreamento em 2016. O trabalho foi feito em parceria com o governo do Estado e levou nove meses. Foram retirados 63 mil metros cúbicos de sedimentos e transportados em 6 mil caminhões ao aterro sanitário Delta A.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock