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Pavimentação dos corredores BRT atinge cerca de 80% de conclusão

As obras de implantação dos Corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) no município atingiram, no mês de março, cerca de 80% de pavimentação finalizada. Dos 36,6 quilômetros de corredores previstos no projeto, 28,4 km estão prontos. Outros seis quilômetros estão em execução, totalizando mais de 90% de pavimentação finalizada ou em andamento. 

 

 

 

Durante o período de quarentena adotado pelo município como forma de enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19), não houve interrupção das obras. “Os trabalhos seguem dentro do cronograma previsto. Neste período de distanciamento social, pudemos acelerar os trabalhos em alguns trechos, por conta do baixo fluxo de veículos registrado”, explica o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

 

 

 

Nos meses de março e abril, período em que houve distanciamento social, quatro novas frentes de trabalho foram iniciadas para avanço das obras do BRT. Na região do Parque Universitário de Viracopos, foram realizadas interdições na Avenida Ruy Rodriguez, para finalização das obras do Terminal Ouro Verde e execução de nova rede de drenagem. Ainda na Ruy Rodriguez, houve mudanças de circulação no Jardim Morumbi para complementação do pavimento de concreto. Além disso, dois retornos da Avenida John Boyd Dunlop, na região do Jardim Londres, foram fechados para avanço das obras do Corredor Campo Grande. 

 

 

 

De forma geral, as obras de execução dos três corredores e das obras de arte (pontes e viadutos) atingiram 65% de conclusão. A implantação do Corredor Perimetral, que terá 4,1 km de extensão, está 85% finalizada. Cerca de 65% dos trabalhos que compõem o Corredor Campo Grande foram executados. O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão. No Corredor Ouro Verde, que terá 14,6 km de extensão, cerca de 60% dos trabalhos estão concluídos. 

 

 

 

Sete das 18 novas pontes e viadutos que compõem o BRT campineiro já foram concluídas e outras nove estão em execução. São 27 estações e terminais com as estruturas metálicas instaladas, restando a etapa de acabamento. 

 

 

 

A Estação Florence, apresentada como modelo em fevereiro, já recebeu toda a infraestrutura de acabamento e identidade visual. A Estação Londres, que compõe o Corredor BRT Campo Grande, também está recebendo os detalhes de identificação visual. 

 

Trechos liberados

 

Mais de 11 quilômetros de trechos dos Corredores BRT já foram liberados para circulação de veículos, nos últimos 10 meses. No Corredor BRT Campo Grande, foram liberados 4,25 km de corredores na Avenida John Boyd Dunlop, nas regiões do Jardim Ipaussurama e Florence. 

 

 

 

No Corredor Ouro Verde, foram cerca de 6 km de trechos liberados para circulação de veículos, nas avenidas Amoreiras e Ruy Rodriguez. Já no Corredor Perimetral, houve a liberação de trecho de cerca de 1 km, entre o Parque Industrial e o Jardim Miranda. 

 

 

 

Além do novo pavimento de concreto dedicado aos ônibus do sistema BRT, os trechos liberados receberam nova pavimentação asfáltica para os demais veículos. Também houve revitalização da sinalização viária, iluminação em LED e paisagismo no canteiro central.

 

 

 

Os usuários do transporte público que utilizam os eixos Amoreiras, John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez, já sentem, em seu dia a dia, mais agilidade nas viagens diárias. Os motoristas que trafegam nos trechos impactados também foram beneficiados com uma significativa melhoria da fluidez viária, já que as liberações das faixas exclusivas para os ônibus do sistema convencional resultam na redução de veículos nas vias marginais.

 

 

 

BRT campineiro

 

A maior obra de Mobilidade Urbana em andamento no país envolve a construção de três corredores BRT – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. Serão 36,6 quilômetros de corredores, 18 pontes e viadutos, 37 estações e seis terminais. Com custo total de R$ 451,5 milhões, a entrega total da obra está prevista para meados de 2020 e beneficiará, diretamente, 450 mil pessoas.

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