Connect with us

    Blog

    Pagamento das multas em aberto pode ser parcelado para evitar protesto em cartório

    Published

    on

    fiscalizacao_placa

    Quem possui débitos com multas de trânsito conta com a facilidade de realizar o pagamento de forma parcelada, em até 18 vezes, por meio do cartão de crédito e débito. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) possui convênio com quatro empresas credenciadas, com condições de pagamento distintas.

    É possível parcelar, pelo site e aplicativo da Emdec, todos os débitos que constam no Renavam do veículo: multas, IPVA, licenciamento e DPVAT. As condições e operadoras credenciadas podem ser conferidas no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/parcelamentomultas. A segunda via do boleto de pagamento pode ser emitida no site da Emdec, na seção “Consulta de Multas” (www.emdec.com.br/consultamultas), ou pelo aplicativo, no ícone “Multas de trânsito”.

    A opção pelo parcelamento evita o protesto em cartório dos débitos com multas. Em janeiro de 2024, a Emdec deu início ao protesto de multas em aberto, a partir de um convênio firmado com os cartórios de protestos locais.

    Entre as 416.002 multas efetivamente protestadas em cartório até meados de abril de 2025, 46.355 foram pagas, resultando na recuperação de R$ 11,83 milhões aos cofres públicos. A taxa de retorno é de cerca de 11,06%. A arrecadação com multas de trânsito se reverte em ações de fiscalização, sinalização, planejamento da mobilidade urbana e educação de trânsito.

    “Adotamos esse procedimento a partir de uma recomendação do Tribunal de Contas. Na prática, o que estamos fazendo é a gestão responsável e eficiente dos recursos públicos. Com o valor que recuperamos, conseguimos investir, por exemplo, no reforço da sinalização de bairros, instalação de novos semáforos, implantação de ciclovias”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

    Advertisement

    Como funciona a cobrança

    O motorista infrator inadimplente recebe, por correspondência emitida pelo Tabelião de Letras e Títulos, um boleto de pagamento, com o valor do débito principal protestado (multa) e das taxas próprias do cartório (emolumentos e despesas da intimação). Para evitar o protesto da dívida, o boleto deve ser pago até a data do vencimento.

    Se optar pelo parcelamento, o pagamento pode ser feito online, a partir do código de barras. Também é possível à operação de três das quatro empresas credenciadas, no prédio onde funciona o atendimento agendado e o Pátio Municipal, na rua Antônio Manoel, 50, na Vila Industrial.

    Após o vencimento do boleto e protesto da dívida, é possível parcelar o valor principal do débito (valor da multa) em até 18 vezes, a depender da empresa credenciada. Já as taxas devem ser pagas diretamente ao cartório, após três dias úteis do parcelamento, e há acréscimo no valor original para cancelamento do protesto.

    Persistindo a dívida, o débito poderá ser objeto de cobrança judicial, com aplicação de juros e correção monetária, além da incidência de honorários advocatícios.

    Advertisement

    Além de estar alinhada à recomendação do Tribunal de Contas, a medida atende a inquérito instaurado pelo Ministério Público, que determina que sejam adotadas ações efetivas de recebimento de dívidas antigas, sob pena de responsabilização dos administradores por renúncia de receita.

    Continue Reading
    Advertisement
    Click to comment

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Blog

    Linha 375 circulará com novos horários a partir desta terça, 6 de maio

    Published

    on

    Linha 375

    A linha 375 (Alphaville Dom Pedro) vai circular com novos horários em dias úteis e finais de semana a partir desta terça-feira, 6 de maio. As mudanças foram determinadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e buscam atender melhor aos usuários da região do Alphaville Dom Pedro no período noturno.


    Os novos horários valem para o sentido bairro – Centro, nas últimas partidas previstas. Da região do Alphaville Dom Pedro, a última partida da avenida das Portulacas muda de 23h30 para 23h40.


    A linha 375 liga a região do Alphaville Dom Pedro ao Centro, passando pelo Corredor Central e chegando até a avenida dos Expedicionários. Transporta mais de 4,2 mil passageiros (passagens pela catraca), em dias úteis.


    Consulte sua linha


    Para informar os usuários sobre as mudanças, a Emdec distribuiu cartazes informativos nos veículos. A partir da data de vigência das alterações, os usuários poderão consultar a nova programação horária no site da Emdec, pelo endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.

    Advertisement


    Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2, que informam onde embarcar, desembarcar e que ônibus municipais utilizar. Também é possível consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos no mapa.

    Continue Reading

    Blog

    Novos ônibus vão reforçar linhas do Ouro Verde, Jambeiro e Nova Europa

    Published

    on

    onibus_campinas

    Trinta dos 50 novos ônibus que vão reforçar a frota do transporte público coletivo de Campinas estarão disponíveis ao longo das próximas semanas. O prazo inicialmente acordado para a operação de parte dos veículos precisou ser estendido em função dos procedimentos que envolvem a compra e a locação dos ônibus. Após a incorporação, os operadores devem iniciar os procedimentos de revisão e adequação (pintura da carroceria e regularização da documentação), que precedem o início da operação.

    A Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp), vêm acompanhando junto aos operadores a incorporação novos ônibus à frota do transporte público coletivo, desde o início de abril, quando a medida foi anunciada. 

    “A escolha das regiões que vão receber o reforço na operação foi realizada a partir do monitoramento diário realizado pela Emdec. A ideia é estudar também a ampliação da frota que circula no BRT”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 

    Linhas contempladas 

    O planejamento inicial é que o primeiro lote de 30 veículos reforce a operação do transporte nas seguintes regiões: 

    Ouro Verde:

    • 114 (Jardim Melina / Corredor Central).
    • 115 (Adhemar de Barros).
    • 117 (DIC VI).
    • 125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi).
    • Previsão de criação de uma linha semi expressa, partindo da região dos DIC’s


    Nova Europa / Parque Jambeiro / Swiss Park: 

    • 402 (Parque da Figueira).
    • 404 (Jardim Maria Rosa).
    • 429 (Swiss Park II).
    • 430 (Swiss Park).


    Neste primeiro lote, a VB vai incorporar 20 veículos e outros 10 serão incorporados pela empresa Onicamp.  Além destes, outros 20 veículos serão incorporados pela empresa VB no segundo lote, completando os 50 ônibus previstos. Os novos carros vão contar com ar-condicionado e carregadores USB. 

    Licitação prevê modernização total da frota

    Vale lembrar que a total modernização dos veículos do sistema de transporte público está atrelada à nova licitação, que prevê renovação de 100% da frota, inclusive do BRT, e ar-condicionado em todos os veículos, além de Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo, ao longo do contrato. A minuta do edital da licitação foi publicada no dia 2 de abril e segue aberta para consulta pública até o dia 2 de julho.

    A consulta à minuta e o envio de sugestões podem ser feitas pelos sites da Prefeitura de Campinas e da Emdec, no hotsite www.emdec.com.br/novotransporte. 

    Entre os pontos contemplados na nova licitação estão a sustentabilidade, com a previsão de 60 ônibus elétricos, que não emitem poluentes e circulam com baixo ruído; mais transparência na gestão da remuneração, com o Sistema de Arrecadação e Remuneração sendo gerido pelo Poder Público e pelas operadoras; e a incorporação do PAI-Serviço, que terá novos índices de desempenho, sistemas de gestão e incorporação de novas tecnologias nos veículos.

    Continue Reading

    Blog

    Filme de ação “Descontrole” grava cenas em Campinas neste fim de semana

    Published

    on

    Descontrole

    A Prefeitura de Campinas será cenário de uma superprodução cinematográfica neste fim de semana. Entre os dias 3 e 4 de maio (sábado e domingo), das 19h às 4h, as escadarias do prédio histórico vão receber a gravação de uma das principais cenas do filme Descontrole, novo longa-metragem de ação dirigido por André Luís, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas.

    “Descontrole”: filme com cenas gravadas em Campinas estreia em 2026

    O longa Descontrole conta a história de um grupo de amigos apaixonados por carros e drift que se depara com as ações do Mascarado, figura enigmática que protesta contra o excesso de produtividade e o vazio existencial da sociedade atual.

    No filme, as marcas de pneu no asfalto simbolizam as cicatrizes da alma humana. A estreia está prevista para o segundo semestre de 2026.


    Elenco estrelado 

    A produção é assinada pela Owner Entertainment, empresa sediada em Campinas, e reúne um elenco estrelado com nomes como Fiuk, Caio Castro, Cléo, Luciano Szafir e Henrique Fogaça. 

    A cena gravada na cidade envolverá 150 figurantes e 100 carros, destacando o momento em que o personagem conhecido como “Mascarado” — uma lenda urbana — invade um espaço público para protestar contra a superficialidade da sociedade nas redes sociais.

    Na sequência, o personagem surge em meio aos carros, desce pelas escadarias da Prefeitura e faz um discurso impactante contra a lógica consumista da vida moderna. 

    Segundo o diretor André Luís, gravar em Campinas é também uma forma de valorizar a cidade. “Como sou de Campinas, amo gravar nesta cidade. Sempre que tem locação que tem aqui, dou prioridade para Campinas. Boa parte da equipe é da região. Isso fomenta a economia local. Campinas é uma cidade relevante. Eu enxergo que esse movimento é fundamental para tornar Campinas um polo de produção cinematográfica. Em 2023, gravamos o filme Tração em Campinas e foi incrível. Isso ajuda muito no nome da cidade”, afirma.

    Continue Reading

    Trending